Pintura Alves – pintura predial, pintura residencial, pintores

Fazemos serviços de pintura residenciais, prediais e etc., seja interno ou externo

Aprenda aplicar massa corrida!


 

 

Bom, essa explicação e para quem estar sem condições para contratar um pintor qualificado.

1º  você deve  lixar bem o reboco, com uma lixa grossa nº40 de ferro,  teto e parede para tirar os grão de areia do reboco, e depois limpar bem o local.

2º  Aplicação da massa corrida, espalhe a massa corrida até uma altura que você alcance 1 metro e meio mais ou menos de altura e uns 3 metros de comprimento não precisa caprichar, agora vem o segredo, depois de ter espalhado esta quantidade de massa que eu citei a cima você volta do lugar que você começou tirando o excesso de massa que sobrou até onde você terminou, você vai ver que o acabamento fica bem mais bonito e tampando todos os poros do reboco, depois você com uma escada ou um andaime, você faz da mesma forma o restante da parede que sobrou e o teto.

3º Aplicação da segunda mão de massa e bem mais fácil e bem mais rápido, com uma lixa nº100 der uma lixada nas paredes de leve, depois você vai aplicando a massa e retirando o excesso ao mesmo tempo, da mesma forma que na primeira mão de massa corrida.

4º Depois de ter dado a primeira e a segunda mão de massa, espere 24 horas e com uma lixa de nº 220 ou 150 lixe bem lixado e pronto para a pintura.

Pinturas Alves

 
Pinturas Residenciais, Prediais, Industriais Etc,.
E-mail:   contato@pinturaalves.com.br
Site:       http://www.pinturaalves.com.br

489 Responses

  1. BOA TARDE!

    A MINHA DÚVIDA É . DEVO APLICAR DEMÃOS DE SELADOR NO REBOCO NOVO PARTE INTERNA ANTES DE APLICAR A MASSA CORRIDA ?

    OU TENHO AS DUAS OPÇÕES.

    • fernando alves disse:

      boa noite! na verdade o selador ela retarda o secamento da massa e facilita a aplicação, mas você não é obrigado aplicar o selador, porque se você ver que o ambiente e arejado e sem úmidade, você pode aplicar a massa direto no reboco sem o selador, sem esquecer de lixar bem o reboco para retirar os grão da areia.

      atenciosamente!
      fernando alves

    • jander disse:

      muito instrutivo este site para esclarecimento ajudou muito obrigado

  2. Ana Márcia disse:

    Minha massa corrida ficou muito líquida, como se fosse uma tinta. Ela pode ser aproveitada ou não serve mais? O que fazer?

    • fernando alves disse:

      boa tarde! dependendo do estado dela, você pode aproveitar ela colocando um pouco de massa corrida e dando uma engrossada e fazendo uma bela textura com rolo, existe varios modelos que você possa fazer com essa massa que você não sabe oque fazer.

      atenciosamente!

      fernando alves

      • Ana Márcia disse:

        Muito obrigada pela atenção. Eu já tinha pensado em usar o rolo. Então, agora, vou “mandar brasa”.

        • fernando alves disse:

          ok! mas se voc estiver alguma desenpenadeira de acrlico voc consegue fazer um efeito muito legal, basta voc ir aplicando com o rolo e deixando puxar um pouco e ir passando a desenpenadeira de leve ai fica uma textura amassada,

  3. Silvio disse:

    \ouvir falar que deixar a massa corrida um pouco na agua fica melhor para aplicacao é verdade?

    • fernando alves disse:

      boa noite! não, na verdade algumas massa vem muito dura, ai você pode dar uma amolecida com agúa, ai sim facilita bastante a aplicação, mas recomendo só para reboco em perfeito estado.

  4. Amauri disse:

    Colega
    Fiz um reboco grosso(só sarrafeado) para aplicar gesso, mas agora eu quero passar massa corrida. é possivel vou gastar muito material ? ou é melhor passar gesso ?

    • fernando alves disse:

      boa noite! amauri, com certeza você precisarar dar 3 a 4 mão de massa para cobrir as imperfeição do reboco, com o gesso precisa só de uma camada não tão grossa para ter um perfeito acabamento, no meu caso eu preferia o gesso.

  5. Amauri disse:

    Ouvi falar que gesso trinca muito, é verdade,
    Como pintar parede que tem gesso´, é com tinta latex ou tem algum tipo de tinta apropriada só para gesso?

    • fernando alves disse:

      bom dia! o gesso no trinca muito, o segredo e lixar bem ele e aplicar um selador ou de preferencia o coral gesso, que aplicado diretamente em cima do gesso, mas nunca esquecendo de lixar bem o gesso para retirar a camada falsa, que fica quando o gesseiro faz a queimao do gesso que e o acabamento.

  6. Amauri disse:

    obrigado e até breve.
    Gostei muito do seu site parabens

  7. Thiago disse:

    Minhas paredes são revestidas com areia de quartzo, gostaria de saber se posso aplicar massa corrida em cima desse quartzo ou recomenda que eu tire todo o quartzo para fazer a aplicação ou até mesmo outro produto a ser usado.

    • fernando alves disse:

      boa noite! Tiago se o quartzo estiver firme na parede, pode aplicar a massa corrida, não da problema nenhum e a massa fica mais firme, porque penetra nos poros do quartzo.

      atenciosamente!
      Fernando Alves

      • José P. Padilha disse:

        Olá, gostaria de saber o que dá melhor acabamento, massa corrida ou gesso? Posso aplicar ambos diretamente sobre o reboco novo? Pretendo aplicar nas paredes e teto da minha casa nova. Obrigado

        • fernando alves disse:

          boa noite! depende das condições do reboco, se o reboco estiver em perfeito acabamento com certeza massa corrida seria a melhor opção tanto para o acabamento quanto a economia de materiais e mão de obra.

          atenciosamente!
          fernando alves

        • fernando alves disse:

          boa noite! se a parede estiver em perfeito acabamento com certeza a melhor opção seria a massa corrida.

  8. Sheila Francisco disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber, minha parede está pintada com cal e não é totalmente lisa. è melhor aplicar gesso ou massa corrida para deixá-la lisa sem gastar muito…
    Muito obrigada.
    Sheila L. Francisco

    • fernando alves disse:

      boa noite! se a parede estiver em perfeito acabamento com certeza a melhor opção seria a massa corrida, mas atenção para que a massa corrida segure no cal, e obrigatorio lixar bem a parede até apresentar a superfície do reboco.

      atenciosamente!
      fernando alves

  9. giovani disse:

    uma das paredes tem muita umidade,e quero colocar massa corrida,e possível ou vou perder material,ou tem algum produto para reduzir a umidade.

    • fernando alves disse:

      boa noite! giovani para diminuir a úmidade exite sim mas são muito caro, por isso eu indico que faça uma pintura mais rustica e com uma expessura maior do quer a massa corrida, como textura, grafiato etc, mas não se esqueça de limpar bem a superficíe e aplicar um selador.

  10. Cris disse:

    Olá, boa noite Fernando…estou reformando minha casa, e as paredes são antigas, irregulares, com “covinhas”, não posso gastar muito, o que sairia mais barato, massa corrida ou gesso, o pedreiro me sugeriu grafiatto, mas nas paredes todas acho que não fica legal…o que você acha ??? abraços.

    • fernando alves disse:

      boa tarde! depende da situação da parede, a massa corrida sai mais barato, mas se as parede estiver muito irregular e preciso aplicar 3 mão de massa para obter um ótimo resultado.

      atenciosamente!
      fernando alves

  11. francisco disse:

    bom dia fernando, vou pintar minha residência e estou na duvida quanto a massa corrido, pois o preço varia muito de marca, gostaria de saber qual a diferença da massa vendida em lata para a vendida em caixa.

    • fernando alves disse:

      boa noite! a diferença entre a massa em lata, e porque a maioria das massa em lata é passada por teste de qualidade, e as massa em barrica a maioria e feita em fundo de quintal, e de mal qualidade.

      atenciosamente!
      fernando alves

  12. Florline disse:

    Ola Fernando!Gostaria de saber se posso pintar as paredes do lado externo de minha casa sendo que elas são revestidas de quartzo!Se sim qual a melhor tinta e maneira de fazer ?Desde ja agradeço pela atenção boa noite !!! =]

    • fernando alves disse:

      boa noite! nos revestimento de quartzo pode se fazer qualquer tipo de pintura, textura, grafiato e etc…, desde que faça uma preparação da superfície, se as paredes externas estiver muito suja de poluição e etc, eu sugiro que lave toda as paredes com ácido muriato, depois aplique um selador acrilíco e pronto para a pintura, não esqueça que é necessario que use tinta acrilíca.

      atencisamente!
      fernando alves

  13. Cristiano disse:

    Ola amigo, dei uma leve mao de cal nas paredes so p/ corrigir as imperfeiçoes, e agora estou passando a massa corrida p/ finalizar, 1 duvida isso vai dar problemas de cair a massa corrida pois vi ali em cima q vc comentou sobre isso que tem q lixar bem o cal ate chega no reboco, 2 posso usar o produto vedaprem aquele branco como selador, e apos isso apricar massa corrida, grafiato, a duvida é que pode nao segurar o acabamento, 3 duvida apos passado a massa corrida e lixado, corro a mao e sinto ocilaçoes, assim lugares imperfeitos, isso seria o caso de dar mais maos de massa corrida né? 4 duvida assim seguindo essa duvida apos lichado e com ocilaçoes, posso aplicar a massa corrida novamente em cima de um anbiente de massa corrida ja lixado, isso nao ira dar problemas de cair a massa posteriormente, abraços….

    • fernando alves disse:

      boa noite! o cal com um tempo ele solta do reboco, o segredo esta na preparação da parede, se você ja deu uma mão de massa corrida sem lixar o cal ate aparecer um pouco do reboco não tem problema, de a segunda de mão de massa mesmo que tenha lixado a primeira, e so retirar com uma vassoura de pelo o pó que fica da lixa, depois aplique o vedaprem pois ela não deixa passar umidade para o cal que esta sobre o reboco, depois e so pintar ou aplicar grafiato, se for externo a tinta deve ser acrílico, se as parede estiver com altos relevo o probema não e da massa corrida e sim do reboco.

      atenciosamente!
      fernando alves

  14. fabricio disse:

    Olá,o teto do meu banheiro é de gesso e está caindo tudo.Tem umidade em parte do reboco.
    Nao quero gesso de novo,mas sim,massa corrida.
    O que eu faço para corrigir o problema e a umidade?
    Que produto ou tinta usarei por cima da massa corrida?

    • fernando alves disse:

      bom dia! primeiramente antes que possa decidir que tinta vai usar ou o que vai aplicar no teto, tem que descobrir a causa da umidade, uma umidade ela não vem do nada, alguma coisa esta causando a umidade, mas se for impossivel retirar a umidade, e você não quiser mais o gesso, o ideal e retirar todo o gesso antigo, aplicar uma nata de cimento com bianco depois chapisque e faça um reboco, de pois de rebocar aplique 2 mão suviflex ou similares, depois faça sua pintura como desejar.
      obs: a umidade tem quer ser tratada na alvenaria e não no acabamento como massa corrida, pintura e etc…

      atenciosamente!
      fernndo alves

  15. Fátima Gomes disse:

    Olá, gostaria de saber qual o tipo de tinta mais apropriado para pintar uma estante de gesso, sendo que a tinta deverá suportar a limpeza com pano úmido.
    Obrigada
    Fátima Gomes/Fortaleza/Ceará

    • fernando alves disse:

      bom dia! o ideal e que lixe com lixa de n°100 a entante deixando bem lizo, depois aplique um fundo preparador para gesso, depois lixe com lixa de n° 150 e aplique a tinta: LIMPA FACIL DA SUVENIL aclilíco

      atenciosamente!
      fernando alves

  16. ADRIANO disse:

    TEM COMO APLICAR MASSA CORRIDA COM ROLO.

    • fernando alves disse:

      boa noite! tem sim, nos chamamos de gororoba de massa corrida, não fica perfeito como a desenpenadeira de aço, e a dificuldade para lixar e bem maior, e é indicado para parede de gesso, para retirar todos os defeitos do gesso.

      atenciosamente!
      fernando alves

  17. Silvia Quevedo disse:

    Olá, gostaria de saber se posso aplicar massa corrida nas paredes que já foram pintadas com tinta PVA e acrilica?

    • fernando alves disse:

      boa noite! com toda certeza, lixe e verifique se tem tinta solta, depois e so aplicar a massa corrida.

      atenciosamente!
      fernando alves

  18. KELLY disse:

    Olá Fernando.
    Posso aplicar massa corrida sobre o gesso? Minhas paredes tem acabamento em gesso, mas está cheia de imperfeições, passamos latex, e agora quero arrumar essas ondulações, como devo proceder?
    Obrigada

    • fernando alves disse:

      boa noite! com certeza, como você ja aplicou o latex malhor ainda, vou te ensinar um segredo, se o seu gesso estiver com muitas andulações, passe massa ao contrario dela, tipo assim, se as andulações estiver em vertical passe a massa orizontal e vice versa, se não for assim você sempre acompanhara as andulações.

      atenciosamente!
      fernando alves

      • Anônimo disse:

        Oi Fernando, obrigada pela resposta, apenas mais uma pergunta? Preciso passar algum selador no gesso para aplicar a massa corrida?

        • fernando alves disse:

          Boa noite! sim, com o selador você protege mais a superfície e economiza na tinta de acabamento.

  19. Junior disse:

    Boa tarde
    Gostaria de ter uma idéia de custos para pintar uma casa. Estou na fase de acabamento.
    Minha casa é,praticamente, um sobrado.
    Cada um diz um valor.
    Já não sei o que é muito barato e arriscado ou muito caro, para o padrão do mercado.
    Parabéns pelo site e pela interatividade, coisa rara neste meio da construção.

    • fernando alves disse:

      boa noite! sem ver fica meio ruim de dar um valor exato, mas se você mim passar a metragem total da sua casa interna e externa eo que vai ser feito, eo posso dar o valor da mão de obra e materiais e o valor total da sua pintura.

      atenciosamente!
      fernando alves

  20. Junior disse:

    Boa tarde

    Consegueria uma idéia de preço:

    550,75 m²Latéx/PVA sobre massa corrida Interno
    328,70 m²Latéx/PVA sem massa corrida Externo

    • fernando alves disse:

      boa noite! pela metragem que você mim passou, você vai gastar em torno de 6.000,00 reais entre material e mão de obra de primeira linha,
      não e recomendado latex pva na parte externa e sim latex acrilíco.
      obs: este valor e uma base de quanto você vai gastar de material e mão de obra, e pode ser alterado dependendo das condições da sua casa.

      atenciosamente!
      fernando alves

    • fernando alves disse:

      *boa noite! pela metragem que voc mim passou, voc vai gastar em torno de 6.000,00 reais entre material de primeira linha e mo de obra, no e recomendado latex pva na parte externa e sim latex acrilco. obs: este valor e uma base de quanto voc vai gastar de material e mo de obra, e pode ser alterado dependendo das condies da sua casa.*

      atenciosamente! fernando alves

  21. lucenilson disse:

    BOA-NOITE, FERNANDO!

    Parabens pela cooperação e pela iniciativa. Deus abençoe o seu trabalho.

    Peguei excelentes dicas de aplicacao de massa corrida no seu blog.

    Muito obrigado!!

  22. Alvaro disse:

    Fernando, li as duvidas sobre massa corrida, todas bem respondidas.
    Mas tenho uma duvida ainda sobre a execução do serviço. Vou utilizar desempenadeira de aço.
    Qual a angulação da desempenadeira?
    Passo ela quase reta com a parede ou mais ou menos a 45º?
    Passo a desempenadeira firmemente (bem rente) à parede, ou passo com pouca pressão pra que a massa corrida fique grossa?
    Na segunda demao, passo “de leve” ou firme e bem rente à parede?
    Parabens pela dedicação ao site. Poucas pessoas fazem o q vc faz em dedicar tempo para responder a tantas perguntas.
    Obrigado.

    • fernando alves disse:

      boa note! primeiramente lixe e limpe a superfície, para vocêr que não tem pratica, passe a massa de baixo para cima, use a desenpenadeira bem deitada e não rente com a parede, espalhe mais ou menos uns 8 m² depois volte retirando o exeço, assim você não terar dificuldades.
      obs: faça os cantos das paredes com a espatua com largura de 10cm, assim você não se atrapalha com a desenpenadeira nos cantos, e outra coisa tanto como aprimeira mão quanto a segunda de mão, e outra coisa, a forma de aplicar a massa mesma da primeira mão quanto a segunda mão a diferencia e que o rendimento e de uns 40%.

      atenciosamente!
      fernando alves

  23. sônia disse:

    Sabe me dizer onde acho mão de obra especializada para massa corrida na região da Freguesia do Ó?

    • fernando alves disse:

      bom dia! dependendo da metragem nós mesmo fazemos, com nosso material e mão de obra, tem como você passa a metragem para nós?

    • fernando alves disse:

      boa tarde! dependendo da metragem ns mesmo fazemos com nosso material e mo de obra, e s voc passar a metragem, para ns.

  24. Silvia disse:

    Boa tarde!

    As paredes da minha casa são revestidas de areia de Quartzo. Gostaria de saber como faço para retirá-las.

    Muito obrigada
    Silvia

    • fernando alves disse:

      Boa noite!

      Para retirar o quartzo dar muito trabalho, e tem quer ser com estátua dura, é um serviço muito demorado, mas se o quartzo estiver bem firme na parede, o ideal e fazer a pintura ou revetimento de sua escolha em cima dela, não tem problema algum, ela aceita vários tipos de revestimentos, como massa corrida, grafiato, textura e etc., desde que seja aplicado um fundo ou seja selador acrílico.

      atenciosamente!
      fernando alves

  25. Silvana disse:

    Fernando, admiro muito essa profissão de pintor,e você está de parabéns por tirar tantas dúvidas com tanta clareza.Você merece muito sucesso nessa sua profissão.

  26. Charles disse:

    Boa noite Fernando,

    Minha casa já tem pintura antiga, as paredes possuem certas imperfeições devida a um recobo ruim, apresenta algumas trinquinhas, e infiltração em um ponto. Contratei um pedreiro para remover as trincas, trocar o recobo onde ocorre infiltração.
    Agora a minha dúvida é a seguinte: eu gostaria de ao invés de pintar a casa, aplicar gesso ou massa corrida na casa toda (interior), qual o procedimento para aplicar sobre tinta antiga? E qual para aplicar sobre o reboco novo? Tenho de aguardar a perfeita cura do reboco para a aplicação?

    Grato, Charles.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Se for parte for em parte interna, e se a imperfeição não for tão grande, com certeza a massa corrida seria o adequado e mais barato, e amassa corrida penetra melhor na tinta antiga, e para aplicar o gesso, teria que picotar toda a parede até chegar à alvenaria para que o gesso segure, e você gastaria bem mais.

      Obs.: Para aplicar a massa corrida verifique se não tem tinta solta.

  27. Fabiano disse:

    Bom dia Fernando ! Eu preciso pintar meu apartamento,a construtora entrego-o pintado, porém eu não sei se eles passaram seladores ou algo antes da pintura. As paredes são de gesso, eu posso aplicar a tinta sobre essa tinta que a construtora passou?

    Obrigado. Parabéns pelo trabalho.

    • fernando alves disse:

      Bom dia! Todas as firmas de pintura quando fecha o contrato com uma construtora, umas das cláusulas e de que toda a superfície seja totalmente selada, mas nem todas cumprem, simplesmente aplica um látex bem fino para depois entrar no acabamento, agora respondendo sua pergunta, pegue um balde meio de água e com rolo de lã passe na parede em uns três m² espere 5 minutos se não criar bolha pode fazer sua pintura que não terá problema.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  28. Dalva disse:

    Boa Noite Fernando!

    Quanto vc cobra o m² para aplicar o gesso em paredes novas?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! infelismente nos não trabalhamos com gesso mas muito obrigado pelo contato.

      atenciosamente!
      fernando alves!

  29. Ângela disse:

    Boa noite!!
    Fernando gostaria de saber, se posso passar massa corrida em cima da tinta em pó azul, pra fazer um textura, e se pode pintar com outra cor e passar verniz, assim que secar?

    brigaduuuuuuuuu pelo esclarecimento.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! a tinta em pó ela é igual as outras a base pva, a única diferença e que em pó, por isso não tem problema nenhum aplicar massa corrida ou outros..,
      mas para garantir o serviço, seria adequado aplicar um selador acrilíco.

      atenciosamente!
      fernando alves

  30. Joel disse:

    Boa noite Fernando!
    Resido em Belo Horizonte e estou construindo no interior(cidade pequena sem muita mão de obra especializada). O fato é que o reboco foi feito com areia não muito fina e contrariando os meus conselhos o pedreiro não lixou o reboco , passou escova de aço e garantiu-me bom resultado ; depois que passou três demãos de massa corrida ,pintou e agora conforme a luz surgem sombras agrupadas de caroçinhos. O que devo fazer para consertar o desastre? Emassar tudo novamente, lixar com lixa nos lugares?
    Agradeço sua ajuda.

    • fernando alves disse:

      Bom dia! Joel e o seguinte, primeiro para você lixar a parede para deixar por igual você teria que usar uma lixa muito grossa, e mesmo assim vai dar muito trabalho e danificar a massa, e as sombras agrupadas que você cita, e causa de aplicação da massa muito raspada e cria as famosas costelas, que no sol aparece tudo.
      O ideal e aplicar a massa nos local com defeito, lixar e aplicar a tinta, porque se você lixar os defeitos e depois pintar a pintura não vai ficar por igual, vão ficar uma parte Liza que são aquelas que não ficarão ruins, e as outras com arranhões da lixa.

  31. Felix disse:

    Meu caro amigo, estou extremamente admirado pela atenção que voce esta dando às pessoas que te procuram pedindo apoio e dicas, sou engenheiro civil lido com obras todo dia e o dia todo, estou abismado do com sua experiência e dedicação, como ja disse vejo seu trabalho aqui e acompanho diariamente, mais uma vez parabéns não só pelas respostas mas pela experiência de vida.
    Fica com Deus.

    • fernando alves disse:

      Bom dia! Fico muito agradecido e elogiado, muito obrigado pelo acompanhamento do meu trabalho.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves.

  32. Fátima disse:

    As paredes de minha casa possuem algumas imperfeições por conta de pintura sobre pinturas ao decorrer dos anos, gostaria de saber como e com que devo usar para tapar as imperfeições e podem obter uma pintura bem acabada.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Por ter varias mão de tintas você tem que aplicar apenas uma mão de massa corrida já cobri os defeitos, mas verifique se não tem tinta solta, e só assim você terá um ótimo acabamento.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves.

  33. Filgueira disse:

    coloquei gesso no teto de minha casa, como devo proceder para dar acabamento? posso dar massa corrida direto no gesso ou não? é preciso selador?

    • fernando alves disse:

      Boa tarde! primeira coisa a fazer e lixar todo o gesso com uma lixa de nº100, depois de lixado, aplique um fundo preparador, porque ajuda até na aplicação da massa.

      obs: por ser teto normalmente não precisa gastar com massa corrida, se o gesso estiver bem aplicado der uma boa lixada, depois aplique um selador e aplicando o selador vai aparecer alguns defeitos no teto, ai der uma retocada de massa corrida só aonde apareceu os defeitos, depois lixe por igual com lixa de nº 150 e você terar um ótimo acabamento,

      Mas e só se o gesso estiver bem aplicado.

      Atenciosamente!
      fernando alves.

  34. Felipe disse:

    Ola Fernando,
    Boa tarde!
    Tem uma parece nao minha casa (reboco novo) que está com algumas imperfeicoes. Gostaria de passar masssa corrida. Precisa passar selador antes ou posso passar a massa corrida direto?
    E em parede pintada (reboco velho)? Precisa passar algo antes ou pode passar massa corrida direto?
    Depois da massa corrida, ja pode pintar?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Felipe, se for em uma parte interna não e obrigatorio aplicar o selador, apenas lixe bem o reboco

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Felipe, se for em parte interna não e obrigatorio aplicar o selador, simplismente lixe bem o reboco, e em parede pintada pode sim aplicar a massa corrida mas antes verifique se a tinta não esta se soltando.

  35. Felipe disse:

    Fernando,
    Outra pergunta. Qual massa utilizar? Acrilica ou PVA?
    Obrigado.

    • fernando alves disse:

      Felipe, a massa acrilíca indicada e para a parte externa, e a massa PVA e indicada para a parte interna.

  36. Felipe disse:

    Fernando, sem querer abusar rsrs, vai mais uma pergunta: Qual marca de massa corrida voce recomenda, para uso interno? e externo?
    Obrigado e Parabens pelo site!!!

  37. Juliano disse:

    Boa tarde!!!!
    foi estourado um cano na parede de minha casa, gerando bolhas na região central da parede..
    o cano foi concertado e parede já secou…
    Isolei a região danificado pelas bolhas e retirei as ” cascas” da tinha.
    Como faço para pintar agora?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! muito simples, se a parede estiver totalmente seca, lixe o local, retire o pó e der
      uma mão de massa corrida para igualar depois lixe e pronto para a pintura.

  38. Nilva disse:

    Olá Fernando, parabéns pelo seu empenho em esclarecer duvidas e ajudar ao proximo.
    Eu gostaria de saber o seguinte: posso usar massa corrida (pva na parte interna ou acrilica na parte externa) para criar uma leve textura na parede, aplicando-a com rolo apropriado para esse fim? Ou tenho necessariamente que utilizar uma massa para textura?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! com toda certeza, e só diluir um pouco a massa corrida pva ou acrilíca, e você pode fazer textura de varios modelos.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  39. Alfredo disse:

    Bom dia!
    O pedreiro passou massa corrida na minha parede, mas em algumas partes as imperfeições eram muito fundas, a massa ficou grossa e rachou. Ele abriu um pouco essas imperfeições, aplicou gesso nelas e depois passou massa acrílica. Aparentemente ficou bom, mas a minha dúvida é se esse gesso por cima da massa acrílica e depois com mais massa acrílica por cima não vai dar problema. Se der, qual é a minha alternativa. Obrigado.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Se o predeiro picotou bem a parede até a amostra do reboco você não terá problema, mas se ele não picotou com um tempo o gesso
      Se soltará por igual, mas vai demorar um bom tempo, porque foi aplicada massa acrílica e é mais difícil a penetração de umidade.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  40. Márcio Magalhães Mangabeira disse:

    Boa Tarde,

    Meu amigo estou com minha casa toda no tijolo internamente, e a grande dúvida é reboco ou gesso, o que vc me indica pela sua experiência.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! marcio, se sua casa for em lugar bem arejado e fora de úmidade, o gesso seria o mais adequado e você gastaria bem menos, e você teria um acabamento mais perfeito.

      atenciosamente!
      fernando alves

  41. alfredo disse:

    Muito obrigado pela resposta anterior. Sem querer abusar estou com outra dúvida, tenho uma parede de drywall de 5m por 2,6m foi passado fundo preparador e agora ela será emassada com massa PVA. Antes de pintar o pintor quer passar por cima da massa pva outro tipo de selador. Isso ajuda para alguma coisa? Que tipo de selador seria? Mais uma vez obrigado.

  42. Vivian disse:

    Boa tarde,

    tenho uma parede que perdeu uma parte da textura. Como não tenho experiência nenhuma nessa área, não tenho certeza, mas acredito que seja massa corrida. Tem como restaurar apenas a parte danificada ou é necessário refazer toda a parede? Meu marido não é de fazer essas coisas, então quero fazer eu mesma.

    Obrigada.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! dependendo da quantidade que saiu, passe uma fita crepe ao redor da parte que soltou a textura, e depois faça uma nova textura na parte que se soltou sem passar da fita crepe para textura antiga, vai mostra mais pouco a marca da da junção da textura, mas o certo e fazer a textura por igual para não ficar com marca.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  43. silvia disse:

    Fernando, gostaria de uma orientação.Tenho que retirar toda massa corrida antiga da parede para repassar outra massa? (o local tinha umidade, mas o reboco está firme Soltou algumas partes da massa antiga, raspei, mas ficou massa em alguns lugares).O melhor é passar antes o selador ou preparador de paredes e depois aplicar a massa?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! se o reboco estiver firme, passe só o selador e pode aplicar a massa corrida, que você não terar problema.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves.

  44. Fabio Reimberg disse:

    Apliquei uma leve de mão de cal na parede interna de casa. A parede é nova o reboco possui ranhuras, então apliquei massa corrida para corrigir, a massa corre o risco de cair? Fiz o mesmo procedimento em uma parede utilizando textutr?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! ocorre sim o risco de cair, mas se a parede for fora de úmidade demora muito, aplique uma tinta de ótima qualidade para que aumente mais a durabilidade da massa e a pintura, e o mesmo com a textura.

  45. Renato Vogel disse:

    tinha um teto com infiltrações resolvi ficou alguns buracos que caiu não muitos fundos passo massa branca com gesso primeiro só gesso ou só massa branca obrigado

    • fernando alves disse:

      Boa noite! se os buracos do teto não for muito profundo aplique só massa corrida que você terar um ótimo resultado.

  46. Alexandre disse:

    Fernando, boa tarde.

    Estou construindo e agora vou entrar no acabamento, minha casa é toda de reboque com areia peneirada e passado espuma, gostaria de saber se posso aplicar diretamente massa corrida nas paredes, e quantas demãos são necessárias.

    Grato.
    Alexandre.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Alexandre pode sim, primeiramente lixe o reboco, depois passe uma vassoura de pêlo para retirar o pó, depois aplique a massa corrida, o normal e duas de mão de massa corrida.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  47. JANA disse:

    JÁ APLIQUEI UMA DEMAO DE TINTA, MAS O REBOCO NÃO FOI LIXADO, COMO APARECERAM VARIAS FALHAS GOSTARIA DE SABER SE POSSO APLICAR A MASSA CORRIDA POR CIMA?
    QUAIS OS PROCEDIMENTOS??

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Mesmo você ter dado uma mão de tinta, não tem problema nenhum aplicar massa corrida, a mão de tinta que você deu fica no
      Lugar do selador, e se o reboco estiver muito grosso lixe com uma lixa bem grossa.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  48. André Gusmão disse:

    Olá Fernando, primeiro que lhe parabenizar pelas dicas!
    Eu estou terminando uma reforma em casa onde o pedreiro construiu uma sala e um escritório e ambos são com parede de bloco de cimento, porém o reboco ficou grosso pois mandaram uma areia grossa demais para a obra. Como sou eu mesmo que vou pintar, o que você sugere fazer? Lixar bem e aplicar massa corrida ou aplicar gesso?
    Obrigado

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Por ser você mesmo que vai fazer o serviço eu lhe aconselho aplicar massa corrida, sai mais barato e e bem mais fácil a aplicação, O segredo e lixar bem o reboco com lixa de ferro de nº 36, der duas mãos de massa corrida lixe com lixa de nº 150 ou 220, retire o pó, e pronto para a pintura.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  49. JUNIOR OMNI disse:

    PARABÉNS PELAS DICAS FERNDO !!!

    SÃO ÚTEIS DEMAIS PARA TODOS NÓS… QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO SEMPRE…!!!

  50. Olá, parabéns pelo site.
    Por gentileza parceiro tire-me estás dúvidas:
    Estou com algumas paredes virgens na minha casa vou pinta-las, posso queima-las antes com cal?
    A outra é: Se posso aplicar massa acrílica com rolo?
    abrçs e fica com Deus.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! E não aconselho passar o cal, e quanto à massa acrílica, ela só pode ser aplicada com rolo se você for fazer alguma textura e tem que ser um rolo apropriado, a não ser isso Ela deve ser aplicada com desempenadeira de aço.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  51. iarlei disse:

    Parabéns e obrigado por sua disposição de colaborar.
    Comprei uma apartamento e ele tem uns 50 anos. todas as paredes tem uma textura, parece que foi feita com o próprio reboco, é bem leve mas deve cansar com o tempo.
    Gostaria de tirá-lo, vc acha que o mais fácil e barato é com massa corrida? Tem idéia se gastaria muito? O procedimento seria o mesmo explicado acima?
    obrigadão

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Se for uma textura bem leve, você gastaria bem menos com uma aplicação de massa corrida, mas
      Verifique se não tem partes solta, e recomendo uma aplicação de fundo preparador para paredes.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  52. Andrea disse:

    ola boa noite,gostaria de saber se numa parede pintada com cal,eu poderia colocar textura ou massa pva.Quais medidas tomar pra ficar tudo perfeito.Desde já agradeço!!!

    • fernando alves disse:

      Boa noite! O certo e você raspar o Maximo possível, por que o cal com um tempo ele perde a aderência no reboco depois se solta.

  53. adilsom disse:

    Olá Fernand!! Tudo bem? Apliquei massa corrida sobre tinta acrilica, só q apliquei raspado ficou uma camada bem fina quando fui pintar levantou pequenas bolhas como devo proceder,fundo base solvente resolve? Grato

    • fernando alves disse:

      Boa noite! O problema não esta na massa que você aplicou e sim na tinta já existente, o certo e retirar e raspar todas as bolhas que apareceu, retoque com massa corrida, lixe e pinte.
      Obs.: algumas bolhas elas aparece e desaparece, se ainda depois desse procedimento acima citado aparecer alguma bolha espere 1 hora, se ela não desaparecer você tem que raspar de novo e fazer todo o procedimento acima citado.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  54. Wencesbanger disse:

    Boa noite, minha dúvida é:
    posso passar massa corrida direto no bloco de cimento sem o reboco?
    Há outras alternativas além da massa corrida?
    Detalhe: o objetivo seria fazer um acabamento sem precisar rebocar;
    Detalhe 2: área externa.
    Obrigado.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Você pode sim aplicar massa corrida no bloco de cimento, mas você vai precisar dar Três mãos de massa ou mais para obter um acabamento liso, e você gastaria muita massa corrida, e a massa adequada para a parte externa seria massa acrílica e ela e bem mais cara do que a massa corrida PVA.

      Eu sugiro que você aplique um selador, retoque os buracos maiores, e faça uma textura, porque a textura vai esconder mais os defeitos da parede, e você gastaria bem menos.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  55. camila disse:

    Olá. gostaria de tirar uma duvida, para mim fazer uma aplicação de massa corrida na parede com textura simples, tem que lixar ou aplicar direto no cimento do reboco?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! se o reboco estiver bem feito não precisa lixar, mas aplique uma mão de selador antes de fazer a textura.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  56. Camila disse:

    Boa tarde!
    Assism Fernando na minha casa tem uma textura e devido a umidade ela se descolou, irei fazer a textura nessa parte e também ao redor da janela onde trocaram recentemente e ainda ta no reboco, oque vc aconselha?

  57. ilma disse:

    Boa noite, comprei uma casa onde tem um reboco com várias inperfeições,e aind ative que trocar portas e janelas , com isso tenho várias imperfeições , como faço para melhorar as condições das paredes de minha casa , e os pedaços de rebocos novos feitos como dou um melhor acabamento , um abraço.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Se as imperfeições de sua parede forem muito grande você não conseguirá arrumar com massa corrida, mas se não for, aplique duas mão de massa corrida no reboco, e é só lixar e pronto para a pintura.

  58. Celia disse:

    Boa tarde Fernando, estou em fase de construção a parte de dentro da casa vou fazer o tradicional mesmo (reboco e massa corrida), mas por fora estou pensando em fazer uma textura ou grafiato direto nos tijolos (acabou a grana para o acabamento rsrs) poderia ser? qual o precodimento que devo tomar tenho que passar algum produto antes?

    agradeço desde já

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Para você fazer uma textura ou grafiato na parte externa em cima dos tijolos, e necessário fechar todas as juntas dos tijolos e tampar todos os buracos visíveis, depois aplique um selador, ai sim pode fazer o revestimento de sua preferência.

  59. joão ricardo disse:

    boa noite! fernando.
    vou aplicar massa corrida no meu quarto,e a parte mais dificio pra mim é a ora de licha.tem como eu aplicar massa corrrida no teto sem preciza lichar. assim seria menos trabalhoso pra mim.. obrigado

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Para você ter um acabamento perfeito não tem jeito tem que lixar mesmo,
      Mas use mascara para você não respirar o pó da lixa.

  60. Maicon disse:

    Boa noite Fernando, por dentro, minha casa não apresenta reboco, apenas tijolos pintados. Gostaria de saber se é possivel aplicar texturas com massa corrida diretamente sobre a tinta ou se é necessario rebocar as paredes para a aplicação da textura (a tinta não apresenta nenhum problema de estar soltando). Obrigado !!

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Se a parede de tijolos estiver com as juntas lisas, não tem problema
      Nenhum fazer a aplicação de textura, não e preciso rebocar.

  61. tacyana disse:

    gostaria de saber sobre a aplicação da massa corrida , se pode ser com rolo ou tem que ser com desempenadera mesmo,,acho que com a desempenadeira da muito trabalho,qual sua opinião

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Para a aplicação de massa corrida com o rolo não dar acabamento e fica muito grosso,
      Mesmo dando trabalho o certo mesmo e com desempenadeira.

  62. G.J. Costa disse:

    Olá Fernando, bom dia. Amigo, ao acaso me deparei com sua página e após ler todas suas respostas fiquei tentado a resolver um problema que venho protelando. Trata-se do seguinte:

    Há um bom tempo que fiz uma reforma em um apartamento de minha família e pós o nivelamento e aplicação do revestimento cerâmico nas paredes de dois ambientes percebemos que o teto é irregular (não nivelado) o que acabou por não coincidir com a linha reta da ultima fieira da cerâmica. Como não quero rebaixar o teto com forro de gesso, logo me vi com 2 alternativas:

    1ª- Colocar trinchos crescentes da cerâmica para completar o espaço restante (o que ficaria horrível e iria por em terra todo o investimento para deixar o apartamento bonito )

    2ª- preencher o teto com gesso em pasta visando o seu nivelamento o que suponho irá permitir coincidir toda a ultima fieira com o teto.

    A duvida é a seguinte:

    Uma vez que o teto é pintado e nele existe uma textura muito antiga o que devo fazer para aplicar a pasta do gesso?

    Picotar o teto na área a ser preenchida antes de aplicar a pasta do gesso ou pode ser feito diretamente na tinta?

    Como na outra metade deste mesmo teto, (onde vai coincidir o nível) não será aplicado o gesso para não acabar ficando baixo da linha da ultima fieira da cerâmica, mas é preciso eliminar a sua textura posso passa a massa corrida ?

    Por fim, uma vez que o teto terá metade com gesso (para corrigir a irregularidade no nivelamento) e outra com massa pva (para eliminar a textura) devo utilizar tipos diferentes de selador ( um para pva outro para gesso) antes de pintar ou pode ser um só?

    Desde já agradeço sua atenção e parabenizo-o pelo despreendimento e rara dedicação com o próximo.

    G.J. Costa

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Eu aconselharia colocar moldura, mas para a colocação da moldura ou qualquer tipo de gesso e obrigatório o picota mento, por que o gesso não segura bem na pintura, e quanto o selador aplique só um para o gesso.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  63. jucileia disse:

    boa tarde.
    olha fizemos um salão comercial. e fizemos o reboco das paredes somente. por motivos financeiros. so que ficou feio o teto sem nada. e agora estou sem condições de pagar reboque no teto pois são 60m e isso ficaria muito caro agora. com material e mão de obra. inclusive do gesso. me informaram que algumas construções aplicam massa corrida direto no bloco de laje. (teto) isso é real? por favor me oriente. pois nem pintamos ainda por causa do teto.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Para você deixar um teto com bloco de laje sem imperfeições você teria que dar varias de mão de massa e mesmo assim não fica 100% e você vai gastar bastante massa corrida, mas caso você queira aplicar massa corrida feixe as junções do bloco com a verba de concreto com argamassa para dar menos trabalho para você.

      Obs.: Eu nunca ouvi dizer que se aplica massa corrida direto em lajota BOA SORTE!.

  64. Carlos disse:

    Fernando, Meu pintor disse que sua aplicação de massa corrida no teto, não precisa de lixamento. Pois é bem alicado. Apenas deverá ser lixado algumas imperfeições. Está correto. Não é obrigado o lixamento de todo o teto.

    Carlos

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Esse pintor não serve para trabalhar em nossa empresa, por que, para que uma pintura em cima de uma massa corrida fique perfeito, e necessário o lixamento.

  65. Clara disse:

    Minha empregada está com a casa só no bloco cerâmico e quer saber se ela pode aplicar cal ou alguma pintura, ou isso vai prejudicar na hora de rebocar

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Se ela quiser futuramente fazer algum reboco, não e aconselhável fazer qual tipo de pintura, por que o reboco não adere em paredes pintadas.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  66. renato disse:

    Fernando boa noite.
    Muito obrigado pelas dicas, comprei uma casinha sem acabamento, esta no bloco de concreto e eu imaginei aplicar grafiato direto sem rebocar.
    Voce acha melhor aplicar uma demao de latex antes ou o grafiato direto no bloco?
    O assentamento dos blocos esta perfeito sem buracos entre os blocos.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Para a aplicação do grafiato, e necessário que se aplique uma mão de selador na cor do grafiato que vai ser aplicado, seja de cor ou branco.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  67. Joziara neckel disse:

    ola! gostaria de saber se pode passar massa corrida em cima de tinta pva?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Com toda certeza! Mas primeiramente der uma lixada para melhor aderência da massa.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  68. Fábio Backes disse:

    Ola! Tenho um quarto onde foi aplicado massa acrílica e pintado com a tinta acrílica. Entretanto tive que fazer uns ajustes elétricos e agora gostaria de passar massa corrida (que é bem mais fácil de lixar). A pergunta é se eu posso simplesmente aplicar a massa corrida em cima destas paredes? Saliento que a tinta acrílica, assim com a massa acrílica remanescentes estão bem firmes. Seria necessário lixar e/ou picotar este revestimento anterior?
    Desde já, grato pelo atenção.
    Fico no aguardo.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Pode sim fazer o retoque em cima das paredes, mas primeiramente der uma lixada para retirar a sujeira empreguinada na parede onde foi feito os ajustes elétricos.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  69. Renato disse:

    Tenho umas pequenas trincas na parede de meu quarto, creio que seja somente na pintura. Gostaria de saber se posso passar diretamente a massa corrida sobre as trincas ou devo raspá-las com uma espátula, lixar e depois aplicar a massa corrida?? Se essas trincas tiverem origem à partir do reboco eu devo seguir o mesmo procedimento?? Mais uma pergunta: Tinhamos uma varanda e decidimos acabá-la e aumentar o apt°, só que agora apareceram rachaduras no teto aonde foi feito esse aumento,então, posso passar massa corrida sobre a rachadura ou devo chamar alguém para ver se a coisa é mais seria?? Não tem infiltração no local..

    Desde já agradeço por sua resposta e parabéns pelo seu lindo trabalho aqui prestado.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Primeiramente para você retirar essas trincas e necessário aprofundar as trincas com a ponta de uma estátua ou um limpador de rejunte que tem uma ponta tipo um V depois retoque com massa corrida, depois lixe e pronto para a pintura, e quanto à outra pergunta, se as trincas forem superiores a 5 mm e necessário a observação de um predeiro experiente, caso seja inferior a 5 mm e só aprofundar um pouco com um limpador de rejunte e retoque com massa corrida lixe e pronto para a pintura.

      Atanciosamente!
      Fernando Alves

  70. Marcelo disse:

    Parabéns pelo blog e pela paciência em responder às perguntas.
    Sucesso!!!

  71. Marcelle disse:

    Boa noite, Fernando!

    Fiz um rebaixo de gesso no teto de um cômodo da minha casa e preciso de instruções. Preciso aplicar algum fundo preparador ANTES da massa corrida? Preciso lixar o gesso ANTES do fundo preparador? É que tenho notado que a massa não está aderindo no gesso “puro”. Se puder me ajudar com urgência, agradeço muito.

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Eu vou citar a seqüência para uma ótima pintura sobre o gesso,
      1° lixe o gesso com uma lixa de grão 100°
      2° aplique um selador bem diluído para uma boa penetração
      3º aplique uma mão de massa corrida, lixe e pronto para a pintura.

  72. Marcelle disse:

    Obrigada pela atenção e rapidíssima resposta. Preciso de outra orientação, porque o pintor me deu o cano :(. Preciso pintar uma parte do gesso com tinta marrom (já comprada, tudo certinho), mas nao tenho pincéis nem rolos. É uma área de 15 cm por 4m, uma “tira” no gesso. Que tipo de instrumento devo comprar? Pretendo fazer pessoalmente, porque cansei de esperar por um profissional. Obrigada

    • fernando alves disse:

      Boa noite! para fazer essa pintura você vai precisar de um pincel de 1/² e um rolo De lã de 10cm.

  73. Marcelo Elias disse:

    Olá amigo, gostaria de saber como procedo para aplicar massa corrida junto a uma parede que já foi pintada e apresenta imperfeições. devo lixar a mesma ou posso aplicar a massa corrida direto, e necessito aplicar selador também

    • fernando alves disse:

      Boa noite! É isso mesmo, der uma lixada e aplique um fundo preparador para melhor aderência da massa corrida.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  74. thobias disse:

    ola, boa tarde, primeiramente parabens pelo site, ta top10, e queria uma ajuda sua, vou aplicar pela 1ª vez a massa na minha casa, essa aplicação pode ser feita com rolo? se sim, existe algum rolo especifico? ou pode ser o de tinta mesmo? valeu

    thobias leite

    • fernando alves disse:

      Boa noite! A aplicação de massa corrida só fica perfeita se for aplicada com desempenadeira de aço, e de duas mãos a três mãos de massa vai depender da sua forma de aplicação e da superfície, mas se você quiser mesmo assim aplicar com um rolo eu vou dar uma dica: primeiramente lixe o reboco, depois dissolva a massa corrida com um pouco de água e aplique com rolo de lã de pele alta, deixe secar depois lixe com uma lixa 150º e pronto para pintura, mas atenção esse método e só para sumir um pouco a aparência do reboco, e não fica 100%.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  75. cristiane disse:

    Olá Fernando,minha casa já tem massa corrida na parede,mas tive fazendo umas reformas nela por causa de umidade,o que devo fazer para colocar massa nas pardes novamente? Devo tirar a massa antiga e passar a massa novamente ou só passo a massa onde tem o embolso novo?

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Por sua parede já ter massa corrida, aplique só onde foi aplicado o embolso novo e você não terá problema, mas atenção! Na hora da aplicação da massa corrida a deixe passa uns 15 cm do embolso novo para a parede para não dar andulaçaõ.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  76. Eder disse:

    Boa noite Fernando!
    Estou reformando e as paredes da minha casa ja tem massa corrida mas tem ondulações, estou fazendo um teste em um dos comodos, retirei algumas partes de massa que estava soltando apliquei fundo preparador e retoquei apenas onde tirei a massa. Vou emassar toda a parede.
    Só uma mão de massa sera o suficiente? tem alguma dica para ficar bem uniforme, sem ondulaçao?
    Antes de pintar me indicaram passar um produto da suvinil Liqui-base. Qual a finalidade? faz muita diferença?
    Desde ja muito Obrigado! Fica com Deus!

    • fernando alves disse:

      Boa noite! Depende! Se sua parede já foi masseada retoque somente onde você retirou a massa, mas se você quiser aplicar massa em toda a parede, der primeiro uma mão de massa onde você retirou a massa e deixe secar, e depois der uma mão em geral em toda as parede para não dar diferencia, E o liqui-base, e tipo um fundo preparador, mas para esse seu tipo de serviço não e obrigatório, ele faz mais diferencia aplicada no gesso.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  77. Luana disse:

    Ola gostaria de saber assim eu passei a primaeira mão de massa corrida se precisa eu lixar antes de passar a segunda mão ?
    Atenciosamente Luana

  78. Fernando, bom dia!
    Passamos quartzo na sala e nos quartos há 6 anos atrás e agora tentamos pintar, mas a tinta é chupada pela parede e ficou horrível. Como faço p/ restaurar a parede?! Alguns conhecidos me aconselharam a contratar o graffiato, mas tenho receio que não haja aderência à parede com quartzo. O que vc aconselha? Também queria saber a diferença entre graffiato e textura. Obrigada, Claudia

  79. gevanildo santos disse:

    Olá! Minha casa tem 02 comodos e 1 banheiro, as paredes e tetos dos 02 comodos estão descascando (escamas) as pinturas anteriores e em alguns pontos também está saindo um pouco do reboco que está por trás dessa tinta. O que tenho que fazer para ficar uma parede lisa e confiavél para não acontecer mais isso? Pensei em raspar tudo o que sair com espatula, limpar, passar massa corrida e pintar com tinta acrilica branca, tudo isso dá em torno de 100 metros quadrados. Você acredita que eu gastaria quanto mais ou menos? Grato!

  80. Rose disse:

    Boa tarde Fernando
    Um pedreiro me informou que posso substituir a massa corrida pva por tinta em pó bem grossa e depois lixar e pintar com tinta coral que terá o mesmo efeito da massa corrida você sabe me informar se isso funciona mesmo ou é apenas conversa.
    Agradeço pela atenção

  81. Marcos Torres disse:

    Parabens pelo site!!Que Deus continue te abençoando
    E verdade que posso aplicar massa corrida com uso de uma pistola de pintura, e Se existe lixadeira eletrica para lixar massa corrida.

    Obrigado

  82. Camila Lenira disse:

    ola amigo estou muito impressionada com a sua atenção e com a sua inteligencia tenho 13 anos mas ja tou ligada nessas coisas parabéns por se quem vc er beijos estou muito feliz e agradecida com esse blog.e com voce entao fica com deus

  83. MINI CFRD disse:

    Tem um negocio meeu pái vai trabalhar como pintor e essas coisas so q vai ser a primeira vez dele emassando ele queria saber como er q se pode fazer passo por passo sera q voce podia explica..byMINI CFRD

    • Boa tarde! conforme sua solicitação aqui esta uma explicação basica para ele ter uma idéia.

      1º Ele deve lixar bem o reboco, com uma lixa grossa nº40 de ferro, teto e parede para tirar os grão de areia do reboco, e depois limpar bem o local.
      2º Aplicação da massa corrida espalhe a massa corrida até uma altura que você alcance 1 metro e meio mais ou menos de altura e uns 3 metros de comprimento não precisa caprichar, agora vem o segredo, depois de ter espalhado esta quantidade de massa que eu citei a cima você volta do lugar que você começou tirando o excesso de massa que sobrou até onde você terminou você vai ver que o acabamento fica bem mais bonito e tampando todos os poros do reboco, depois você com uma escada ou um andaime, você faz da mesma forma o restante da parede que sobrou e o teto.
      3º Aplicação da segunda mão de massa e bem mais fácil e bem mais rápido, com uma lixa nº100 passe em algumas parte, depois você vai aplicando a massa e retirando o excesso ao mesmo tempo, da mesma forma que na primeira mão parede até aonde alcança e depois a parte de cima.
      4º Depois de ter dado a primeira e a segunda mão de massa, espere 24 horas e com uma lixa de nº 220 ou 150 lixe bem lixado e pronto para a pintura.

  84. carlos alberto disse:

    Nossa Fernando so de ler as perguntas e respostas ja estou cansado imagine você que responde todas. Meus parabens. Bom meu amigo aproveitando a deixa peço tambem sua ajuda. O pedreiro aplicou massa corrida PVA em minha sala porem surgiram,na hora da aplicaçao, centenas de bolhas na massa que de pois de lixadas viraram pequenos buracos de forma que as paredes estao parecendo um queijo suiço. O curioso é que mesmo apertando bem a massa na hora da aplicaçao as bolhas aparecem e quando tento aplicar novamente massa em cima dos buraquinhos novas bolhas surgem no lugar. O pedreiro colocou a culpa na má qualidade da massa pva. Vc sabe dizer qual a origem destas bolhas ? E Sem querer abusar da sua boa vontade qual a lixa correta a usar para que as paredes nao fiquem com arranhoes da lixa e se existe alguma tecnica na hora de lixar para que a parede fique plana , sem calombos. Muito obrigado e desculpe o texto mas é que nisguem nunca soube me responder estas 3 perguntas. Abraço. carlos.

    • Boa noite! Primeiramente a única forma de acontecer isso é quando o reboco esta muito mal acabado e não é lixado e nem espanado quando ele faz a aplicação da massa corrida, por que quando ele aplica a massa corrida ela não penetra por igual no reboco e quando passa um tempo a massa onde não foi penetrada no reboco ela aparece em forma de bolhas, e para que você retire os famosos buraquinhos e só aplicar a massa para cima e para baixo na mesma seqüência, e enquanto a lixa adequada para lixar as paredes e de nº220, mas se amassa estiver mal aplicada lixe com o nº150 e depois der o acabamento com nº220, e quanto os calombos se eles forem muito você não consegue retirar com massa corrida porque a massa corrida mesmo você dando três mão a espessura de e muito pouca para retirar lombada de reboco mal nivelado.

      Atenciosamente!

      Fernando Alves

  85. Regina disse:

    Nossa Fernando suas dicas são ótimass,me ajudaram muito! Obrigada.

  86. michele disse:

    Oi Fernando!Parabéns pelo trabalho!
    Gostaria de tirar uma duvida..
    Estou pintando minha casa, já passamos a seladora e vamos passar a massa corrida.Gostaria de fazer um acabamento em gesso na lage, faço isso antes ou depoi da aplicação da massa corrida e pintura ou depois?

    • Boa noite para você fazer o acabamento de gesso não tem problema aplicar a massa corrida, mas para fazer o acabamento de gesso e necessário que picote toda a parte que vai o gesso se não cai dentro de 15 dias.

  87. Anônimo disse:

    Qual o tempo exato para lixar a parede depois de passar a massa;?

  88. martinha disse:

    Bom dia
    Minha parede esta sem acabamento so no cimento
    Queria fazer com massa corrida uma textura li que é possivel!
    É só aplicar e dar o acabamento com o rolo para textura lisa?
    Obrigada

  89. Karl disse:

    Posso fazer textura externa com massa acrílica?
    Caso sim, para baratear, posso tingir a massa branca com aquelas bisnaguinhas (quero dar um tom amarelo)?
    Grato

    Karl

    • Boa noite! Pode sim, mas para fazer textura com massa acrílica você não deve diluir muito, se não você não vai consegue fazer o desenho pontudo, e quanto à bisnaga use bisnaga da Suvinil.

  90. Marcello Dias disse:

    Meu apartamento vai ser entregue no Gesso,você sugere pintar o Gesso mesmo,ou cobrir tudo com massa corrida e depois pintar?
    Outra coisa pretendo colocar aqueles contornos de gesso no teto,eu deveria fazer isto antes ou depois da aplicação da massa corrida?

    • Boa tarde! Vai depender muito do gesso, se o gesso estiver bem aplicado, não precisa aplicar massa corrida em toda a parede,

      1º lixe todo o gesso com lixa de nº100 teto e parede bem lixado.
      2º aplique uma mão de selador em todo o gesso lixado
      3º retoque todos os buracos aparente nas paredes e cantos com massa corrida.
      4º lixe todos os retoques com lixa de nº150
      5º depois de todo lixado, seu apartamento esta pronto para a pintura na cor que desejar, com látex acrílico ou pva.

      Atenciosamente!

      Fernando Alves

  91. Carlos henrique disse:

    Ola fernando
    Apliquei massa na parede do meu quarto aliás agradeço as suas dicas pois me foi de grande ajuda
    Mas a minha dúvida agora é:
    Minha parede fica soltando massa quando passo a mão sobre ela e eu já passei vassoura e continua a soltar pó de massa o que eu devo fazer para que pare.
    Desde já obrigado

    • Boa tarde! Isso acontece muito quando a massa corrida e de má qualidade, no caso der uma mão de selador, e depois pode fazer sua pintura tranqüilo.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  92. Rodrigo disse:

    Boa noite,

    Tenho problema parecido com o caso acima:

    Hoje descobri que no meu apartamento o reboco é de gesso. Como não é novo existem alguns buracos de prego, rachadura no teto do banheiro e parede estufada. Posso corrigir isso com massa corrida?
    Se sim como posso proceder em cada um destes casos?

    Muito obrigado pela ajuda.

    Abs,
    Rodrigo.

    • Boa tarde! Com certeza você pode corrigir os defeitos com massa corrida, se os buracos for um pouco grande e só da duas mão de retoque, e nas trincas tente abrir um pouco elas para depois retocar se não elas volta muito rápido, lixe com lixa de nº150, depois de lixado esta pronto para a pintura.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  93. Nádia disse:

    Bom dia!
    Eu mesma gostaria de fazer uma textura rustica no exterior da casa para melhorar visualmente, algumas paredes ja estao reboco, mas a maioria esta no bloco mesmo com chapiscos bem desnivelado e já antigo, pode ser feito sem reboco? Como devo preparar a parede? Existe alguma ferramenta que ja faça os arranhoes na textura?

    • Boa tarde! No reboco você consegue fazer a textura, a gora no chapisco sem chance, para você fazer os arranhões você consegue com um prego grosso, mas não fica 100%, e só para o ultimo causo.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  94. Carlos henrique disse:

    Muito obrigado pelo esclarecimento e pela dedicação que tem empenhado nas perguntas que temos feito
    Que deus te ilumine sempre

  95. Aline Cabral disse:

    Olá,
    Estou na fase de acabamento da obra, minhas paredes e teto foram engessadas,agora o pintor disse q tenho q aplicar seladora e mais massa acrilica sobre o gesso antes de pintar pq segundo ele só a seladora ñ servia pois iria manchar a tinta. O gesso ficou ótimo com poquissima irregularidades. Minha dúvida: devo mesmo aplicar a massa acrilica ou só a seladora já protege o gesso para a pintura? E como deve ser o lixamento do gesso? caso seja necessário aplicar a massa, é antes ou depois da seladora?

    • Boa noite! Primeiramente não e necessário aplicar massa acrílica, porque a pintura e interna, mas se você quiser passar massa acrílica fica mais resistente, e esse papo de que se não passar o selador mancha o gesso não existe, o gesso ele só mancha se pintar com as paredes úmidas, más e boas sempre aplicar um selador no gesso antes de qualquer coisa, e se você acha que o gesso esta bem aplicado não precisa aplicar massa corrida, para que o serviço fique bem feito sem a aplicação da massa corrida pede para seu pintor seguir minhas instruções:

      1º lixe bem lixado o gesso com lixa de nº100.
      2º retire todo o pó dos tetos e paredes.
      3º aplique uma mão de selador ou fundo para gesso de coral bem diluído.
      4º depois de ter aplicado o selador ou fundo preparador da coral peça para ele retocar todos os buraquinhos,
      Canto de parede, e todas as quinas com massa corrida pva.
      5º depois de todo retocado lixe bem lixado com lixa de nº150.
      6º depois de todo lixado retire todo o pó, ai sim está pronto para a pintura.

      Você fazendo dessa forma você vai ter um ótimo acabamento, e vai economizar muito dinheiro.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

      • Aline Cabral disse:

        Muitissimo obrigada!

        Vc me esclareceu muito. Estava sismada com essa ideia de passar a massa por cima de todo o gesso. E vc me ajudou bastante.

        Vc está de parabéns pelo site.

  96. Aline Cabral disse:

    Olá,
    Qual a diferença do selador acrilicoe do fundo preparador?

    • Desde que tanto o selador eo fundo preparador seja acrílico não tem nenhuma diferencia, você pode usar tranqüila,
      Mas tem fundo preparador especifico para gesso da coral.

  97. CAMILA LENIRA disse:

    VALEEEEEEEEU PELA ATEENÇÃOO

  98. Alyne disse:

    Olá, Boa noite…. gostaria de tirar umas duvidas, meu apto tem as paredes um pouco irregular, mas nao esta no reboco, mas tbm as paredes nao sao lisas, tem uns buraquinhos,naum sei qual foi o acabamento usado nas paredes e noteto, ate pq é um apto na coahb e eles entregam tudo meio cru, sei q ja foram feitas varias pinturas, e agora estou afim de deixar as paredes lisinhas, qual procedimento devo fazer?
    Ah, as paredes da sala tem textura, mas naum é extura grossa coo grafiato, é mais fina, posso aplicar a massa por cima???

    Obrigada pela ajuda!
    Mto bom o site. Parabens

    • Boa noite! Quase todos esses apartamentos são entregues pela construtora com mau acabamento nas superfícies interna, mas a única forma para você deixar seu apartamento com um acabamento fino e aplicação de massa corrida, de outra forma você não consegue, o certo mesmo e aplicar duas de mão de massa corrida, dessa forma você deixa seu apartamento com uma pintura de alto padrão, e pode ficar tranqüila que a massa corrida adere bem nesse tipo de superfície, e você pode aplicar a massa corrida na textura sem problemas nenhum, caso apareça alguma bolha não se preocupe, isso e normal por ter varias demão de tinta, se aparecer simplesmente retire a bolha com uma espátula, deixe secar e retoque só o lugar que você retirou a bolha.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  99. Alyne disse:

    Obrigada pela resposta, agora mais uma duvida, para começar devo lixa a parede antes de aplicar a massa corrida, ou passar algum produto? Ou passo direto a massa corrida? e qual lixa devo usar, por favo me explique o passo a passo, pois sou eu mesma que irei fazer o serviço rsrsrsrs

    Obrigada

  100. Mauricio disse:

    Fernando,

    Ao pintar a parede (interna) apareceram algumas bolhas. A tinta anterior estava firme e não apresentava qualquer sinal de bolhas ou humidades.
    Como corrigir isto e como identificar isto antes da pintura?

    • Boa noite! Isso e normal a parede não apresentar bolhas aparente, isso acontece quando já tem muita demão de tintas ou quando o pintor passa massa corrida e lixa, mas não retira o pó, para identificar antes da pintura, pegue uma balde de água e passe nas paredes, dentro de três minutos começa a aparecer às famosas bolhas, e para corrigir é só raspar e retocar com massa corrida.

  101. Roberto disse:

    Boa noite, contratei um pintor para pintar minha casa só que percebi que ele começou a fazer um serviço muito péssimo. Ele passo massa corrida nas trincas com uma espatula e não lixou nada e depois passou a seladora e pintou.
    Na primeira chuva que deu criaram-se varias bolhas na pintura. Agora resolvi tentar fazer o serviço removi as bolhas com uma espatula só que percebi que a tinta esta saindo toda com facilidade e comecei a passar a WAP e removi toda a tinta e esta saindo todo o acabamento e ficando no reboco. Posso passar a massa corrida para alinhar a parede e depois passar seladora e depois pintar?

  102. Fabiano Sampaio disse:

    Fernando, boa tade!

    Minha casa tem textura nas paredes internas, gostaria de alisar as paredes, qual é a solução de melhor custo benefício?

    2 .tem como aplicar a massa corrida direto sob a parede texturada?

    obrigado!

    • Boa noite! a melhor forma e massa corrida, e ela segura bem sobre a textura, e sai mais barato, não se esqueça de quebrar
      as ponta com uma lixa bem grossa antes de aplicar a massa corrida.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  103. Marco disse:

    Fernando, bom dia!
    Gostaria de saber se posso aplicar textura sobre o reboco lixado e aplicado uma demão de selador, sem a utilização da massa corrida?
    Desde já, agradeço!

  104. Célia disse:

    Bom dia!
    Fiquei encantada com as suas dica e gostaria de saber o seguinte:
    Eu passei massa corrida e pintei a cinco anos atras, depois de um tempo apareceram muitas trinquinhas como se fosse linhas finas isso é porque foi mal aplicado a massa corrida?
    Outra coisa vou pintar novamente e passar massa denovo posso aplicar emcima da massa/tinta antiga?
    Muito obrigado e parabéns.

    • Bom dia! Com certeza essas trincas não e da massa corrida, e sim do reboco, para resolver esse problema, e necessário abrir todas elas com um cortador de fórmica tipo V, e depois e só retocar com massa corrida der uma lixada com lixa de nº150 e pronto para a pintura, e você pode sim aplicar a massa corrida em cima da tinta antiga, mas a parede não pode ter sujeira nenhuma.

  105. lu disse:

    Olá, Fernando, bom dia!
    Gostaria de saber de ti, o seguinte: numa parede já emassada e pintada, querendo-se fazer uma texturização, teremos de lixar e passar selador novamente?
    Agradeço a atenção.

  106. Paulo José disse:

    Boa tarde Fernando…. parabens pelo site e pelo carinho que vc tem com as pessoas que tem suas duvidas, assim como eles eu tambem estou com uma. tenho minha construção e ao invés de usar o reboco na parte interna tenho intenção de colocar o gesso. Esse gesso pelo que vi no youtube é misturado (pó+ água) até virar um material que quase parece com massa corrida, seria isso? em qto tempo terei a parede pronta para pintura? se eu bater 1 prego ou fixar uma buxa com parafuso ao redor vai ficar trinca ou mais buracos? ou corre o risco de descascar? ele pode ser um material alérgico? desde já agradeço por sua atenção.

    • Boa noite! Seria uma boa opção o gesso, você economiza no tempo e dinheiro, o gesso não e material alérgico, e pode sim bater prego, fixar bucha que não trinca, mas exija que os gesseiros apliquem uma mão de bianco com cimento antes de aplicar o gesso para fixar na alvenaria.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  107. Janaína disse:

    Gostaria de saber se posso aplicar massa acrílica em revestimento de parede (cerâmica)?

  108. Marcio Santos disse:

    Fernando,

    Parabéns pela iniciativa do site. Nós agradecemos!
    Tenho algumas dúvidas. O reboco interno e externo está perfeito, sem falha nenhuma. Como devo proceder na aplicação da massa corrida? Devo lixar, passar a seladora e entrar com a massa corrida? Depois da 1ª mão de massa devo lixar novamente? Quando você fala que após lixar temos que limpar, como é feita essa limpeza?
    As paredes externas eu posso pintar direto o reboco ou existe algum procedimento?

    Muito obrigado pela sua ajuda e pela sua atenção.

    At.
    Marcio Silveira

    • Boa noite! Mesmo com o reboco perfeito você deve sim lixar, aplicar o selador e massa corrida, depois da primeira mão se a massa estiver bem uniforme não precisa lixar, mais se ela estiver com costelas, areia grudada na massa, e muitas rebarbas você deve sim dar uma lixada de leve com uma lixa de nº 100, depois der a segunda mão de massa lixe com lixa de nº 150 e pronto para pintura, e quando eu falo para limpar depois de lixar, e tirar todo o pó que fica nas paredes, para uma boa aderência da tinta.

  109. josimar disse:

    minha duvida e a seguinte: as paredes da minha casa estao pintadas e em boas condiçoes, pretendo passar massa corrida qual o procedimento.
    parabens pela iniciativa e obrigado.

    • Bom dia! se suas pardes esta em boas condições, e só dar uma lixada nas paredes para tirar o brilho da tinta e pode mandar braza! a massa corrida vai aderir muito bem nas paredes.

      obs: as paredes deve esta limpa.

  110. Fernando disse:

    Não tenho nenhuma dúvidas as que tinha já foram esclareciidas por você em perguntas anteriores por outros visitantes venho apenas agradecer pela iniciativa desse projeto do site esclarecimento de dúvidas com respostas tão objetivas parabêns mais uma vez que você tenha mais e mais sucesso em sua carreira !!!

  111. Fernando disse:

    uma boa dica aos colegas que forem aplicar a massa corrida o segredo é aplicar sem deixar muitas “rugas” “veinhas” os resaltos na massa que na hora de pintar aparece e não fica bom outra boa dica é a hora de lixar para que fique em ponto de pintura é usar a lixa 220 para massa e usar uma lâmpada 100watts com soquete em uma extenção aproximando da parede a ser lixada para ver todas as imperfeições na massa a parede fica praticamente 100% assim evitando os retoques depois da pintura
    obs: tenha muito cuidado ao usar a lâmpada evitando choques e queimaduras !!!

  112. Idérico disse:

    Prezado Fernando,

    Tô pensando em pintar minha casa a qual desde a primeira pintura foi toda emassada. Ocorre que sempre surgiram manchas na parede, além de descascos e pontos de umidade do solo junto ao rodapé. Gostaria de saber se após raspar com espátula esses locais, posso aplicar Vedajá antes de aplicar a massa corrida. Posso utilizar também nesses locais Vedapren Branco no lugar de selador acrílico para depois aplicar textura ou tinta acrílica fosca? Obrigado pela disponibilização deste preciso canal de informações

    • Boa noite!

      Tudo isso que você esta citando acima esta correto, mas para que isso funcione realmente você tem que resolver esses problemas de umidade.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  113. Maria Zeli de Mello disse:

    Fernando
    Estou dando uma reformada na casa, tinha pintura com tinta acrilica, estou lixando as paredes e quero passar massa corrida. Minha dúvida é devo passar vedacit ou selado na parede antes de aplicar a massa ?

    • Boa tarde! depedendo da sua parede não precisa passa nenhum, pode aplicar a massa corrida direto, desde que a parede não tenha úmidade, sujeira ou pó.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  114. Antonio Brum disse:

    Sr.Fernando, bom dia.

    Gostaria de saber, se a possibilidade de cobrir um furo no teto de gesso de mais ou menos 5 x 8cm, sem precisar trocar a placa inteira.
    Agradeço antecipadamente

    • Boa noite! Tem sim, eu vou explicar como você vai fazer:

      1º com uma serra ou uma faca de mesa acerte o buraco para ficar um quadrado certo sem tortura
      2º corte um pedaço de placa com 1 cm a menos nos quatro lado do quadrado do que o buraco
      3º prepare o gesso
      4º quando o gesso estiver no ponto coloque o pedaço de placa no com uma mão e deixe apoiado e com a outra vai passando o gesso com uma espátula e fique segurando o pedaço de placa até o pedaço fixa no buraco, depois de fixo e só fazer o acabamento

  115. Sônia disse:

    Boa tarde, primeiramente, meus parabens pelo seu blog, coisa rara hj em dia alguem ajudar o proximo assim de graça, que Deus o abençõe muito, e por favor continue sempre assim.
    Minha dúvida é, quero pintar minhas paredes externas, estão só no reboco, tenho q passar massa corrida ou posso pintar assim mesmo? se puder qual a tinta mais indicada?

    Obrigada.

  116. Jaqueline disse:

    Olá Fernando, parabéns pela dedicação! Minhas dúvidas já foram respondidas pelos questionamentos anteriores, muito obrigada! Estou admirada pelo seu trabalho!!!!

  117. jose jorge contursi disse:

    Caro Alves,

    Estou na fase de pintura de uma casa nova em construção e reparei que a parede depois da passagem de selador, emassada e pintada ficou com marcas de lixa. Falei com o pintor e ele me disse que isso era normal pois a Parede era virgem. Acho que ele está me enrolando mas como não entendo solicito sua ajuda.

    Outra coisa é a pintura externa. Em que casos devemos ou não emassar a parede externa? Pois me disseram que não se emassa parede externa…

    Muito obrigado pela ajuda,

    abcs,

    jorge

    • Boa noite! Primeiramente desculpe pela demora da resposta, pelo o que você esta citando a cima com certeza sua parede ou foi mal lixada ou ele usou uma lixa muito grossa, o ideal seria a lixa de nº220, e por ser uma parede virgem ai sim que o acabamento tem que ser perfeito, para resolver esse problema peça para ele retocar as partes que esta com marcas de lixa e depois lixe com uma lixa de nº220. E quanto à parte externa a massa corrida ela e aplicada para dar um acabamento igual à parte interna, pode sim aplicar massa corrida na parte externa desde que a massa seja acrílica, dependendo como esta seu reboco na parte externa eu aconselharia a aplicação de uma textura, cobre bem os defeitos e protege mais a parede.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  118. Raquel Parra disse:

    Olá…

    Fernando, se você soubesse a ajuda que você dá para as pessoas que não tem condições de fazer contratações profissionais…

    Só pelas respostas já é uma aula, nem preciso perguntar nada mais.

    Deus te abençõe grandemente!!!!

  119. Melvin disse:

    Boa noite Fernando,

    Em primeiro lugar, meus parabéns pelo site.
    No meu meu quarto apenas 1 parede possuí massa corrida, mas a massa está bem velha com formação de bolhas por humidade. Vou raspar a parede toda e pretendo reaplicar uma nova camada de massa corrida apenas nessa parede, por questões se tempo.
    Você acha isso uma boa ideia? O reboco aparenta estar em condições razoáveis.

    Parabéns pelo empenho.

    Melvin

    • Boa noite! Se sua parede for uma parede central onde você tem a visualização constante vale apena, mas se for uma parede meio escondida deixe igual às outras paredes, você gasta menos tempo e dinheiro.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  120. José disse:

    Boa noite Fernando, parabens pelo site e obrigado pela ajuda. É o seguinte:
    Tenho 2 paredes e 2 tetos onde a massa corrida ficou danificada por uma humedade.
    A humedade ja foi corregida. Agora a massa corrida da parede parece como que esta esfarelando. Estragou a tinta junto com a massa corrida. Qual seria a atitude correta: lixar a massa corrida e tinta antigas? ou tirar todo com a espatula e deixar no reboco?
    Tambem pesso pra você me indicar os materiais adequados para concertar o estrago. Muito obrigado

  121. Luciano disse:

    Boa Tarde!
    Tenho dúvidas com relação a aplicação de massa corrida?
    Tenho uma parede que houve uma infiltração,ela esta parcialmente descascando.Eu teria que acabar de soltar a tinta estufada e lixar? Depois passando a massa corrida só na área atingida? Qual o tipo de massa indicada e quantas demãos? E no caso da aplicação, o que usar: rolo, espatula larga..? Obrigado!!!

    • Boa noite! Primeiramente você tem que ver o que esta causando a infiltração, depois de ter resolvido o problema raspe com uma espátula toda parte solta e deixe no reboco, depois limpe bem a parte que você tirou e aplique duas demão de massa corrida PVA caso seja na parte interna da casa ou massa corrida acrílica caso seja na parte externa, para a aplicação você vai usar uma espátula de 10 cm e uma desempenadeira de aço

      • Luciano disse:

        Obrigado pela resposta! Mas abusando mais um pouco. Vc poderia me dizer qual a área que pode ser coberta com uma lata de massa, pois há latas de 3,6 e 18 litros (para o caso de não haver sobras)e para aplicá-la, tira direto da lata ou precisa virar em um recipiente maior? Existe no meu apartamento outra parede estufada, que recebe umidade externa (só na época de chuvas). Por fora é revestido de pastilha, neste caso, eu tb usaria a massa pva ou seria a acrílica (na parte interna) ou há outro produto no mercado? E após a aplicação da massa tem que lixar né?Mais uma vez agradeço pela oportunidade de tirar estas dúvidas!!!

  122. Luciano disse:

    Vc poderia me dizer qual a área que pode ser coberta com uma lata de massa, pois há latas de 3,6 e 18 litros (para o caso de não haver sobras). Existe no meu apartamento outra parede estufada, que recebe umidade externa (só na época de chuvas). Por fora é revestido de pastilha, neste caso, eu tb usaria a massa pva ou seria a acrílica (na parte interna) ou há outro produto no mercado? Mais uma vez agradeço pela oportunidade de tirar estas dúvidas!!!

  123. Moacir disse:

    Boa Tarde Fernando! tenho um amigo que ta precisando pintar sua casa,porem a casa muito umida sem ventilação ,a casa e abaixo do nivel da rua,so que o teto nâo foi rebocado e a esposa dele quer massa corrida de qualquer forma ,mas sem rebocar,inclusive duas paredes são tão umidas que uma delas esta com ceramica e outra com pedra por causa da umida,sugeri forro pvc.Alem de tudo o reboco das paredes restante e novo e muito grosso acabemnto
    Qual melhor solução para essa casa

    • Boa noite! Pelo local da casa você surgiu uma ótima solução, primeiro que não tem como passar massa corrida em cima das lajotas, segundo se rebocar para aplicar massa corrida vai gastar bastante dinheiro, sem contar que em três e três meses tem que fazer uma nova pintura por causa da umidade.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  124. José Augusto Cruz C. Preta disse:

    Preciso pintar um muro aparente feito em bloco de concreto.A idéia é rolar uma “gororoba” no traço de 20 litros de água/meio litro de cola PVA/ treis litros de cimento.Acha que dará bom resultado ou você tem uma outra receita?
    Grato

    JACCP

    • Boa noite!
      Para garantir um bom resultado acrescente BIANCO para evitar úmidade e infiltração, e aplique com rolo de textura alta de espuma.

      atenciosamente!
      Fernando Alves

  125. Moreno disse:

    Por gentileza gostaria de saber como impedir que a parede crie salitre. Aqui na região existe nas paredes uma umidade que estoura os pés das paredes, que se dá o nome de salitre. Será que o nome é este mesmo e como se impede que aconteça isto.

    Campina Grande, PB
    Atenciosamnte

    • O salitre é um dos problemas mais frequentes e de difícil resolução na recuperação de fachadas e paredes internas. Na
      maioria dos casos não se consegue atingir 100% de sucesso e o nome e salitre mesmo, no entanto a melhor solução e aplicar produtos de grande permeabilidade ao vapor de água.

      Aqui vai uma dica de tratamento:

      - Lave as paredes com jacto de água sob pressão.
      - Remova zonas do reboco apodrecidas pelo salitre e posteriormente repará-las.
      - Desinfecte as paredes com cloro ou produtos similares.
      - Aplique uma demão de selador acrilico diluído comforme manda o fabricante.
      - Aplique duas a três demão de Tinta acrilica.

  126. Luiz disse:

    Boa Tarde Fernando.
    Gostaria de saber se da para passar massa corrida em formica.
    Obrigado

    Att.
    Luiz

  127. Anauto Fonseca disse:

    BOa noite. Estou construindo e gostaria de aplicar eu mesmo a massa corrida. Nas paredes estou dando massa fina. Como faço para obter um acabamento impecável?

    • Boa noite! para você obter o acabamento perfeito, depois de aplicado duas demão de massa corrida o segredo esta na hora de lixar, resumindo o segredo esta na forma de lixar.

  128. Daniel disse:

    Olá Fernando td bem… Para passar a massa corrida vc usa desempenadeira de aço ou outro material(Qual a forma mais fácil de passar a massa)
    Vc disse q é pra passar primeiro sem capricho!!! Tipo: passa primeiro e ficando aquelas saliências (excesso) dai vc volta e passa a desempenadeira pra tirar o excesso?Seria isso..

    E no final pra receber a pintura a lixa 180 é boa ou é melhor passar uma mais fina..
    vc usa lampâda pra dar acabamento? Como é feito o lixamento com a lampâda?

    Abraço e Parabéns

    • Boa noite! E isso mesmo, certinho, e a lixa 180 e o ideal, nossos serviços de lixamento são todas com lâmpada, deixa a superfície impecável, e sem imperfeição nenhuma, e para lixar com lâmpada faça o seguinte aproxime a lâmpada uns 40 cm da parede e você vai ver todos os defeitos como marcas de lixa, adulações, buracos e etc..
      Como fazer uma gambiarra para lixar com lâmpada:
      1º pegue um cabo de vassoura ou uma madeira e corte uns 50 cm.
      2º pegue um soquete para colocar a lâmpada e prenda com uma fita isolante na ponta da madeira deixando passar um pouco da madeira.
      3º pegue um papelão grosso 30×20 e passa em volta da madeira e o soquete para tampar sua visão da lâmpada e para a iluminação ficar direto na parede.
      Caso seja muito difícil, nas casas de construção vende pronta de plástico, mais e um pouco caro.
      Atenciosamente!
      Fernando Alves

      • Daniel disse:

        Olá fernando obrigado pela resposta!!

        Gostaria de saber tb se a massa deve ser passada com a desempenadeira de aço bem apertada na parede ou deixa uma camada grossa? Tipo só passa pra tampar os buraquinhos ou passa pra q fique grossa?

        Vc disse acima q o segredo esta na forma de lixar para obter um acabamento impecável, se possível nos explique como deve ser o lixamento??? Com lixadeira orbital(elétrica) com madeira(manual)?

        Usando a lampâda se notar ondulações de ser corrigido com massa corrida ou somente com a lixa?

        E por ultimo quantos m² faz uma lata de massa corrida? É necessario amolecer a massa corrida, qual a consistencia q ela deve ficar??

        Obrigado e muito sucesso pra vc…

        Att. Daniel

  129. Augusto Sherer disse:

    Boa noite, Fernando.
    Tenho uma dúvida.
    É possível passar massa corrida PVA (de boa qualidade)sobre paredes já pintadas com tinta semi-brilho, SEM ter que lixar? Ou será que com o tempo vai cair?
    Grato

  130. Daniel disse:

    Olá fernando obrigado pela resposta!!

    Gostaria de saber tambem se a massa deve ser passada com a desempenadeira de aço bem apertada na parede ou deixa uma camada grossa? Tipo só passa pra tampar os buraquinhos ou passa pra que fique grossa?

    Vc disse acima que o segredo esta na forma de lixar para obter um acabamento impecável, se possível nos explique como deve ser o lixamento??? Com lixadeira orbital(elétrica) com madeira(manual)?

    Usando a lampâda se notar ondulações deve ser corrigido com massa corrida ou somente com a lixa?

    E por ultimo quantos m² faz uma lata de massa corrida? É necessario amolecer a massa corrida, qual a consistencia que ela deve ficar??

    Obrigado e muito sucesso pra vc…

    Att. Daniel

  131. Daniel disse:

    Aproveitando.. Gostaria de saber se deve passar selador acrilico antes de passar a massa corrida e tambem passar na parede emassada???
    Abraço

  132. junior disse:

    Bom dia Sr. Fernando…

    gostaria de saber se há a possibilidade de aplicar massa corrida com aquelas calhas de gesseiro, diluindo a massa para ficar mais homogenea, e se daria um bom resultado.

    obrigado

    • Boa noite! Ter como aplicar até tem, mas não dar acabamento, e fica muito difícil de lixar, no entanto você vai tentar ganhar tempo na aplicação e vai perder mais tempo ainda na hora de lixar, conclusão não compensa.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  133. Luciano disse:

    Fernando, uma dúvida. Posso aplicar manta liquída em uma parede (do lado interno, pois externo ñ temho acesso) e resolveria o meu problema de infiltração?
    Obrigado!!

    • Boa noite! A manta liquida ou selador impermeável e para a aplicação externo, não vai adianta de nada se você aplicar na parte interna porque a sua parede vai esta sempre penetrando água e umidade, por isso tente evitar que entre umidade e água para dento de sua parede, e sempre tem um jeitinho, tente mandar uma foto do local e eu darei uma idéia de como aplicar, para tudo tem um jeito.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  134. Marcelo disse:

    Fernando, como faço para pintar parede interna que está com liquibrilho? Basta lixar? A massa corrida pega normalmente? Obrigado pela atenção!

  135. ITALIA SOUZA disse:

    Bom dia, tenho um imóvel novo modelo super super economico, com o teto todo chapiscado, o que seria melhor p deixar o teto liso, gesso ou massa corrida?
    obrigada!

  136. Cayo dos Santos disse:

    Aproveitando, gostaria de saber se posso aplicar a massa corrida por cima de outra pintura, acho q está pintada de tinta óleo….

  137. Thiago Ferreira disse:

    Ola, o reboco do teto da sala caiu, porque um cano da caixa da agua estourou, aí inundou o teto, fazendo parte do reboco do teto da sala caisse.
    Gostaria de saber se posso passar massa corrida direto no tijolo?
    E se o certo é, lixar ou arranhar as paredes antes de aplicar a massa corrida?
    Depois de aplicar a massa corrida, posso pinta-la ou texturizá-la?

    Obrigado, parabéns pelo site.

    • Boa noite! Antes de aplicar massa corrida ou lixar você tem que raspar toda a parte danificada só onde estiver se soltando e aplicar uma mão de selador acrílico.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  138. neidevanes disse:

    fazer textura com massa corrida dar certo usar o rolo de textura

  139. marcio disse:

    Boa tarde, gostaria de saber a melhor forma de lixar massa agrilica, pois apliquei massa um dia antes e no dia seguinte nao consigo lixa-la pois e extremamente dura, em disseram que e bom passar uma espuma molhada apos a plicação da massa, nao sei se funciona. outra duvida e minha casa no lado externo nao e emassada, mas como surgiram trintas tive que emassar como igualar a aparencia visto que quando lixo fica parte lisa e parte grossa ou seja as ranhuras emassadas ficam lisas e quando olhamos percebe-se que foi corrigida, obrigado, esse site e magnifico parabens.

    • Boa noite! Esse e um segredo que quando eu era pintor eu não contava para ninguém, agora que eu sou empresário eu posso contar, e simples primeiramente lixe o reboco com uma lixa de ferro grossa para retirar todos os grãos de areia que fica na parede, e passe uma vassoura de pêlo para retirar o pó, depois aplique só uma demão de massa acrílica em todas as paredes que vai ser feita a aplicação de massa. Agora que vem o segredo, aplique a segunda demão em mais ou menos de 20 a 30 m², tipo aplique a massa do ponto ”A” ao ponto “B” depois de ter chegado ao ponto” B” volte para o ponto “A “e comece a lixar até o ponto” B” e assim até o final da aplicação de todas as paredes.
      Obs.: o intervalo para lixar e de 40 minutos à 1 hora então você tem esse tempo para espalhar a massa e voltar lixando.
      Espero que tenha ajudado.
      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  140. Estephanie disse:

    Preciso uma informação,tenho no quarto uma parede de tijolos a vista só pintados,queroemassar ,preencho as fugas com a massa ou cimento antes? Obrigado

  141. Cayo disse:

    boa noite Fernando!!! Gostaria de algumas dicas para lixar os canto da parete q apliquei massa corrida, estou tendo muitas dificuldades e dores no braço. OBRIGADO!!!!

    • Boa noite! E simples, dobre a lixa no meio e deixe com um formato de uma quina e mande brasa! E nos canto do teto use uma espátula para tirar o excesso da massa.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  142. Marconi disse:

    Olá…gostaria de saber se posso aplicar massa corrida numa parede que já está com umas três ou quatro mãos de tinta diretamente sobre o reboco. Devo lixar a parede antes de aplicar a massa corrida?

  143. Marco Aurélio disse:

    Boa Noite!!
    Achei interessante o seu site, e tenho uma dúvida:
    Meu teto está somente no Pré-fabricado e sem embolso. É possivel passar massa corrida no teto dessa forma? Se sim, qual seria as recomendações (passo a passo)?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,
    Marco Aurélio.

  144. Augusto Sherer disse:

    Boa tarde, Fernando
    Eu passei 3 demãos de massa corrida nas paredes e elas ficaram muito lisas, bem como eu queria.
    Porém, pus a primeira demão de tinta e não ficou tão lisa…
    O que você me aconselha para deixar lisa após a pintura?
    Ouvi dizer que após as demãos de tinta eu deveria lixar a pintura pronta com lixa 400 ou 600…isso dá resultado?
    Se positivo, após lixar com 400, eu devo:
    1. passar outra demão de tinta, mais diluída, ou
    2. só lixar (de forma que o acabamento seja a própria “lixada”)?
    Mais uma vez, obrigado

    • Boa noite! Com a primeira demão não fica tão Liza, a parede fica Liza da segunda demão em diante, mas para isso você tem que obedecer algumas dicas:

      1 – retirar todo o pó da superfície
      2 – usar um rolo ante-gota para acabamento fino
      3 – não deixar o rolo encostar-se ao chão para que não suba terra para as paredes
      4 – dar uma quebrada de lixa em cada mão que der menos a ultima que o acabamento.

      Obs.: a marca da tinta influência muito no acabamento

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  145. viviane disse:

    Boa tarde Fernando, meu teto é irregular o pedreiro passou massa corrida mais ficou imperfeito, ele disse que tem que passar gesso, como é o procedimento para passar o gesso em cima da massa corrida para ficar totalmente liso?Obrigada.

    • Boa noite! Para a aplicação do gesso em cima da massa corrida e necessário que picote todo o teto até que amostre o reboco e aplique Bianco misturado cimento, dessa forma o gesso segura e você não terá problema futuros.

  146. Adriana França disse:

    comecei uma obra grande em minha casa, e o banheiro não vou poder mexer agora, ele tem azulejo até o meio e pretendo fazer texturização até fazer a obra do meu banheiro, mas fico pensando qual a massa que utilizo para não dar mofo ? aguardo sua resposta.
    Adriana

  147. Anne disse:

    Boa Noite Fernando, estou com muitas dúvidas.
    Estou morando em um AP de 52M², as únicas paredes rebocas e revestidas são a da cozinha e do banheiro.
    Eu gostaria de rebocar ou revestir com gesso os dois quartos que tem em de 12M² cada. Não sei o que me sairia mais barato… pensei até em revestir apenas um quarto e o outro fazer um revestimento direto no tijolo com textura ou massa corrida..?
    Tenho pouquissima verba, estamos colocando o piso e comprando os móveis por isto preciso economizar.
    Você conseguiria me indicar o melhor a ser feito e explicar como faço??
    Você trabalha com reboco e revestimento de parede e cobra R$??
    Fernando e outra dúvida, as parede da sala queremos manter no tijolo, mas qual tinta ou verniz devo comprar para pinta-lo e deixa-lo o mais natural, sendo que em algunspontos o tijoloestá manchado??
    Obrigada, Fernando.

    • Boa tarde! Por sua parede ainda estar no tijolo com certeza sai mais barato o gesso, e quanto manter algumas paredes com o tijolo natural pode aplicar resina acrílica Suvinil incolor esse produto deixa o tijolo natural e protege 100%.

      Obs.: caso aplique gesso e queira deixar alguma parede com tijolos para aplicação de resina fale para o gesseiro isolar a parede para não sujar com gesso.

  148. Olá, boa tarde…

    Sou de SC, e minhas paredes internas da casa ficaram com emenda de reboco, um mal serviço dos pedreiros…e estou com poucos recurso$$, então me sugeriram de calfinar as paredes, o que vc diz a respeito?

    • Boa tarde! Vai depender muito da situação do reboco, tem situação que dar para fazer o acabamento com massa corrida se for o seu caso opte pela massa corrida você economiza mais e o acabamento fica 100%.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  149. Lilian Cristina disse:

    Bom Dia Fernando,
    Tenho uma dúvida, em casa tem duas paredes( quarto e cozinha ) que pega umidade da do terreno do vizinho , mas do lado dele não tem como mexer. O pedreiro vai tirar a massa corrida que formou bolhas e depois vai passar vedajá, eu to querendo passar por cima o vedapren parede no lugar da tinta, qual o tempo que eu vou ter que esperar o vedajá secar ?
    Agradeço se puder me ajudar

  150. Fernando disse:

    Boa tarde xará……….preciso aplicar massa corrida em uma parede de gesso acartonado……….o correto é aplicar selador acrílico?
    E quanto a massa pra melhor acabamento……….seria acrílica ou a pva tbém da um acabamento 100%.

    • Boa tarde! E isso mesmo, mas antes lixe toda as emendas do gesso com lixa de nº100, e se for em parte interna não e necessário a aplicação de massa acrílica porque a massa PVA dar o mesmo acabamento.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  151. Tatiana Oliveira disse:

    Olá!
    Gostaria de saber como é que os pedreiros fazem pra deixar a parede parecendo xamuscada, tipo cheia pontinhas?
    Minha vizinha mandou fazer na faixada da casa dela e eu achei muito legal.
    Eu acho que é massa corrida amolecida com água e passado com rolo de lã. Será?? me ajuda, quero fazer na minha casa. Obrigada.
    Abraço

    • Boa tarde! O nome desse revestimento e textura simples, ela vende pronta para o uso tendo que dar uma pequena misturada com água, mais pode improvisar usando massa acrílica com mistura de água também, e a aplicação não e com rolo de lã a aplicação e feito com rolo de espuma com buracos o rolo de nylon chamado de cabelo de anjo.
      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  152. Paulo César- Franca-SP disse:

    Olá Fernando boa noite!!! A parede do meu quarto está total ruim,com bolhas e rebouco esfacelando bem proxímo do rodapés,resolvi tirar todas as bolhas com espatúlas,lixei a parade e o rebouco ficou +- uns 3cm de profundidade,eu mesmo vou fazer o serviço por motivos financeiros,posso aplicar selador e após aplicar massa corrida de pva,e lixar e pintar,ou vc tem outra sugestão;desde já agradeço sua atenção,parabéns pelo site.Abraços.

    • Boa tarde! Com essa profundidade o ideal e reparar todos os buracos com argamassa para depois aplicar a massa corrida e fazer a pintura.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  153. Paulo César- Franca-SP disse:

    Olá Fernando boa noite!!! estou com uma parede com bolhas e esfacelando,retirei toda tinta e parte do rebouco,como proceder? posso passar selador e depóis aplicar massa corrida? com esse trabalho que fiz deu uma profundidade de +- 3cm,msm assim posso corrigir com a massa? desde já agradeço sua atenção.Parabéns pelo site.Abraços.

    • Boa tarde! Com essa profundidade você perde muito tempo na aplicação de massa corrida e não consegue nivelar a parede com três demãos de massa, o ideal e raspar toda a parte afetada depois acertem com argamassa externa, espere secar e pronto! Pode aplicar a massa corrida sossegado que você não terá problema por muito tempo.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  154. sara disse:

    boa noite.fernando,a parede do meu quarto é pintada com tinta semi brilho e quero aplicar massa corrida.oq eu devo fazer:picotar a parede ou lixar para tirar o brilho?

  155. Anônimo disse:

    Olá boa noite, gostaría de saber se posso aplicar a massa corrida diretamente no latéx antigo. Obrigada.

    • Boa noite! Se o látex estiver firme na parede não tem problema nenhum, simplesmente der uma lixada com lixa nº100, retire o pó com uma vassoura de pelo e pode mandar brasa.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  156. Claudinei disse:

    Do ponto de vista durabilidade e estetica devo usar gesso ou massa corrida?
    Em qualquer das duas cituações pretendo rebocar as paredes?
    Devo “embuçar” ou realizar o reboco liso?
    Os tetos são de laje maçiça, o tratamento é diferente?

    Desde já agradeço

    • Boa noite! Se sua casa for ventilada e sem possibilidades de umidade eu aconselho a aplicação de gesso, e mais rápido e você economiza muito mais.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  157. Alessandro disse:

    Boa Noite, primeiramente parabens pelo seu trabalho e pela atenção que dá para todos nois.
    Reformei minha casa e o pedreiro quebrou o requadro da escada, quero saber se posso arrumar a imperfeição com a massa corrida

  158. zulneide disse:

    Na minha casa as paredes próximo ao chão estoura todo
    o reboco, não dá nem seis meses a pintura e o reboco tá todo estourado, Já me falaram q é sal na areia usada ou nos tijolos, eu fico angustiada de não ter um casa com a pintura perfeita e sim ter sempre as paredes se desmanchando.
    Para isso tem alguma solução???

    • Boa tarde! Essa ajuda não vai resolver 100% mais sua pintura pode durar mais de um ano ou mais, primeiramente retire dois centímetro de espessura e 80 centímetros de altura por toda a parte afetada depois aplique com desempenadeira de aço uma argamassa externa espere secar totalmente e der uma lixada com lixa nº 100 para tirar algumas imperfeições causadas pela desempenadeira depois retire o pó e aplique uma mão selador acrílico espere secar e pronto para realizar a pintura de sua preferência tenho certeza que a pintura vai durar três vezes ou mais do que dura.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  159. yeda disse:

    Bom dia, Fernando,
    Em primeiro lugar queria agradecer pelas inúmeras dicas, q com certeza tem nos ajudado muito.

    Queria tirar uma dúvida: minha casa é muito antiga, e tem uma textura nas paredes que foi feita junto com a própria argamassa.Como vou ter q passar massa corrida, estava pensando em primeiro passar a lixa elétrica sobre esta textura, para depois poder passar uma camada de massa corrida q não seja muito grossa. Será q dá certo?

    Queria ter uma idéia mais ou menos do preço q vcs cobram p/ pintura externa e interna. Seria possível vc me passar uma estimativa de quanto cobram por m² para passar massa corrida e fazer a pintura interna (que está boa, sem descascar), bem como fazer o mesmo serviço na parte externa (cuja pintura antiga precisa ser removida, sendo q por baixo da tinta látex, a casa foi pintada com cal).

    obrigada

    • Boa tarde! Se a textura não estiver se soltando e estiver firme na parede não tem problema nenhum pode aplicar a massa sossego.
      E quanto o orçamento só com a visita de um de nosso representante.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  160. Luiz Ricardo disse:

    Fernando boa tarde, estou fazendo a pintura da minha casa só que antes um pedreiro fez um reboco em algumas paredes que ficaram muito grossa, e eu não tenho condições de passar nem massa fina, nem massa corrida, qual é a melhor forma de concluir essa pintura? Comprei um latão de 18l da coral turbo que rende 60% e uma tinta da ipiranga branca para passar antes, como faço para essas paredes ficarem mais fina, já lixei mais ainda está grossa dando diferença das outras paredes. E ai ????

  161. Sandra Costa disse:

    Gosaria de saber o valor médio do m2 de pintura com 2 demãos de massa corrida e finalizar com latex.

  162. Anônimo disse:

    Site inovador. Meus Parabéns!

  163. Daisy disse:

    Olá Boa Tarde Fernando quero dar meus parabens pelo site com informaçoes muito boa…Por favor queria tirar uma duvida minha casa tem quartzo nas paredes e nos tetos no tetos ja esta saindo devido a umidade que tem esta parte pretendo raspar para que tire tudo,depois disso ja posso pintar ou tem algum processo a fazer antes e nas paredes qual tinta indicada??

    • Boa Noite!

      Antes de qualque tipo de pintura nesse teto tente resover o motivo da úmidade, resolvendo a úmidade retire toda a parte que esta afetada pela úmidade aplique uma mão de fundo preparador e pronto para qualquer tipo de pintura.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  164. Edevaldo disse:

    Boa tarde

    Estou afim de passar massa corrida em casa, ja esta pintada, mais o recoco tem umas imperfeições, tipo um bucaquinos, por ja estar pintada como eu devo fazer, o que eu devo fazer inicialmente, pois ja tentei em uma parede pequena, mais acho que eu fiz alguma coisa errada, pois parece que depois que eu passei a massa corrida ela fico igual a parece sem a massa corrida, com pequenas falhas.

  165. Andréia disse:

    Comprei um apartamento, só que as paredes não estavam muito bonitas, alinhadas, então resolvemos pintar, só que não adiantou muito, então contratamos uma empresa para passar gesso liso em todas as paredes e teto e colocar moduras, o srviços está quase concluído, a minha dúvida é a seguinte, qual é a melhor tinta para pintar paredes e tetos com gesso liso.
    obrigada

    • Boa Noite!

      Andréia eu recomendo que peça para o pintor lixar todo o gesso com uma lixa de nº 100, depois aplique um fundo preparador da coral, tire alguma irregularidade que possa encontrar tipo andulações, pequenos buracos, e etc., com massa corrida, lixe com uma lixa de nº 220 e pronto para aplicação da tinta, eu recomendo a coral rende muito acrilíco standard, o nome da tinta já diz tudo.

      Atenciosamente!
      Dernando Delmondes

      • Andréia disse:

        Obrigada pelas dicas.
        Parabéns pelo site e por sua dedicação e paciência em diminuir dúvidas de pessoas que como eu não tem a mínima noção de reformas, pinturas e etc.
        Andréia.

        • Boa noite!

          Andreia,
          Esse blog foi criado para isso mesmo, qualquer dúvida estaremos a disposição para esclarecer com todo o prazer.

          atenciosamente!
          Fernando Alves

  166. Edevaldo disse:

    No caso de 2 demaõs como eu faço eu passo 1 demão e lixo e depois eu passo a segunda e lixo tambem, qual lixa eu devo usar.

  167. Marcio disse:

    Olá Fernando. Excelente o serviço que vc presta aqui, orientando nós leigos. Parabéns!
    Eu tenho alguns probleminhas aqui em casa, e estou programando uma reforma geral pra logo, e estou pesquisando melhores soluçoes para o que preciso.
    1 – Tenho trincas na laje, varias trincas. O que seria melhor, rebocar novamente, aplicar massa corrida (acho que com massa corrida vao voltar aparecer as trincas), ou cubro a laje com gesso, e aproveito e decoro com sanca spots e etc. ? ( estou inclinado na terceira.
    2 – Tenho problemas de estufamento proximo ao rodapé interno. Ja arrumei 1 vez e voltaram a aparecer. Quando arrumei usei cimento com bianco no reboque e massa acrilica p o acabamento. Qual seria o procedimento mais correto ? obs: essa umidade vem de baixo, falta de isolamento no alicerce.
    3 – O mesmo acontece na parte externa da casa. Proximo ao chao esta estufando e tb ja arrumei uma vez. E tem mais um problema, quando arrumei, ficou aparecendo a emenda do novo reboque para o antigo. Como proceder para arrumar sem ficar aparecendo emendas ? Eu poderia por textura, mas essa parede é gigantesca, e ficaria muito caro pra mim.

    Um abraço !

    • Boa noite!

      Marcio, se você ta com condições de decorar o seu forro com gesso e sancas essa e uma ótima opção, e quanto o procedimento que você esta fazendo próximo ao rodapé estar correto, mas não tem como ficar por muito tempo por causa da umidade que uma hora ela vai querer sair mesmos fazendo esses procedimentos, e para consertar a emenda do novo reboco o mesmo tem que estar nivelado com a parede porque se o reboco novo estiver mais alto do que o reboco antigo fica muito difícil em sumir com a emenda, mais da para disfarçar a emenda e só aplicando massa corrida, passando uns 40 cm para cada lado da emenda.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  168. Vilma disse:

    não conhecia este site , mas achei ótimo, e o Fernando é uma pessoa especial, gostaria que ele me respondesse.
    coloquei massa corrida em uma parede, mas acho que não estava bem seca e a tinta manchou, o que faço?
    agradeço desde já

    • Boa noite!

      Vilmar não tem muito o que fazer, a unica solução e deixar a paredes secar totalmente e pintar novamente que não darar mais mancha.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  169. suely gomes disse:

    Tenho uma lata de tinta latex branca, gostaria de pintar uma parede de minha sala com uma cor diferente aproveitando a tinta que tenho, pensei em verde ou amarelo. e possivel colorir a tinta branca com bisnagas? quais as cores que poderiam dar um bom resultado?

  170. alessandro disse:

    fernando boa noite,minha casa é recem construida,vou eu mesmo pintar e passar massa corrida ,me tire uma duvida, eu nao sei se eu pinto primeiro as ferragens, e depois passo a massa corrida,ou passo a massa e depois pinto as janelas e portas,por favor quais as etapas que devo seguir.te agradeço desde ja,obrigado.

    • Boa noite!

      Alessandro segue abaixo as etapas a serem seguidas:

      1º Aplique a massa corrida em toda a casa.
      2º Lixe toda a massa corrida com lixa de nº 220, deixe os tetos prontos de pintura, e deixe as paredes faltando só uma demão de tinta.
      3º Deixe todas as portas e janelas totalmente pronta de pintura.
      4º Der as ultima demão com cuidado para não respingar nas paredes, e pronto sua casa já esta pintada.

      Obs.: Pintar todas as portas e ferragens com esmalte sintético e paredes e tetos com látex PVA ou ACRILÍCO.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

      • Anônimo disse:

        Bom dia, gostaria de saber, se depois que a casa estiver toda rebocada se posso passar massa como se fosse pintura sem lixar? ´epor que no momento estou sem condiçoes, a massa vai icar soltando, se encostar vai manchar?

        • Boa noite!

          Você pode aplicar a massa corrida para branquear um pouco a casa, mas de forma alguma serve como pintura, a massa não fica soltando, até você comprar a tinta eu recomendo que não lixe a parede, só lixe quando você já estiver comprado à tinta.

          Atenciosamente!
          Fernando delmondes

  171. Ricardo Julio disse:

    Bom dia Gostaria de saber se quando a massa corrida solta um desprende um liquido é sinal de que está estragada? Eu abri uma lata minha e tinha um liquido por cima da massa

    • Boa noite!

      Ricardo o que aconteceu e que sua lata de massa corrida com tempo sem o uso ela evapora e não tem como sair o vapor e se transforma em água esbranquiçada, derrame a água e tire cinco cm de massa da lata e jogue fora e o restante pode usar sem problema algum.

      Atenciosamente!
      Fernando Del mondes

  172. Guilherme disse:

    Fernando boa tarde. Escrevo novamente para esclarecer minha outra pergunta caso eu não tenha sido claro:

    Posso passar a massa corrida sobre a pintura atual? É Necessário algum tratamento especial na parende antes para realizar este trabalho?

    Estou tendo a impressão que mesmo lixando tudo e depois pintar sem passar a massa corrida as imperfeições irão continuar (como os pontos onde foi passado massa e ficou mais liso que o resto da parede) e terei uma grande decepção no resultado.

    Caso você veja que esta seja uma melhor opção estou pensando em testar antes em uma parte de uns 2 metros quadrados atrás do sofa.

    Qual massa corrida você recomenda

    Obrigado e tudo de bom.

    • Guilherme,

      Para retirar suas dúvidas e evitar que você tenha uma decepção e muito simples, lixe todas as paredes com uma lixa de nº100 depois aplique uma demão de massa corrida PVA de preferência da CORAL em todas as paredes e tetos, lixe com uma lixa de nº220 e pronto! Suas paredes e tetos estarão todos por igual, e pode fazer sua pintura sem problemas e sem medo.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  173. raini disse:

    Oi tenho uma duvida a massa corrida ajuda a evitar humidade na parede? tenho uma parede com humidade,
    obrigado

    • Boa noite!

      Raini, a massa corrida serve para deixar a superfície uniforme e retirar imperfeições, nem pensar em aplicar massa corrida para retirar umidade, procure um especialista para localizar a umidade e resolver o problema.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  174. Elisandra disse:

    Fernando,

    Parabens pela iniciativa e paciencia em responder e tirar as duvidas de todos!
    Minha duvida é a seguinte, no quarto do meu apto tem uma antiga textura(branca, parece massa corrida, mas é mais dura), o pedreiro que trocou o piso deu uma espatulada onde tinha essa textura, entao ficou lisa, mas ainda tem buracos e imperfeicoes, quero passar massa corrida e depois so pintar, no restante das paredes tem gesso e nao massa, Sera que vai dar diferença depois de pintar e qual a sua dica pra eu mesma aplicar essa massa e deixar a parede pronta pra pintura. A area nao é grande, tem 2 ou 3 m2 no maximo.
    Obrigada

    Elisandra – Campinas

    • Bom dia!

      Elisandra pode sim aplicar massa corrida sem problema algum, que não vai dar diferencia, mas por ser textura dependendo dos buraquinhos você tem que dar três mãos de massa corrida para ficar uniforme.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  175. Danilo Coelho disse:

    Ola, comprei uma casa recentemente, onde todas as paredes e tetos internos estão com massa corrida, só que em alguns lugares os acabamentos não estão muito perfeitos, estou querendo fazer uma repintura e gostaria de saber o que fazer, ja nas paredes externas está um acabamento mais grosseiro, pintada com uma cor verde muito escuro, gostaria de fazer grafiato nessas paredes, quero saber se tenho que passar selador antes de fazer o grafiato, desde já agradeço pela atenção, Obrigado!

    • Boa noite!

      Danilo, você tem que retocar com massa corrida todas as partes que não estão perfeitos, depois lixe todas as paredes por igual e é só fazer a pintura que você não terá problema algum. E quanto à parte externa e sim necessário a aplicação de selador acrílico de preferência na cor do reverti mento que você escolher para a sua casa.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  176. R disse:

    Boa Tarde,
    tenho uma dúvida a ser esclarecida…
    antes de passar massa corrida, é necessário tirar toda a pintura antiga?
    Obrigado.

    • Boa noite!

      Letícia se sua pintura estiver firme e não estiver descascando, der uma lixada com uma lixa de nº100 retire o pó e pode aplicar a massa corrida sem problema algum.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  177. Alexandre Barbosa disse:

    Boa noite Fernando, eu posso aplicar textura ou grafiato em paredes internas de bloco de concreto sem reboco ? ou qual produto devo usar ? Fico muito grato se vc puder me dar um alívio.
    Um grande abraço e fique com DEUS.

    • Boa noite!

      Alexandre, você pode aplicar qualquer revestimento em suas paredes, mas para ficar 100% retoque todas as juntas e defeitos que as paredes venham ter com argamassa, caso as paredes esteja perfeita melhor ainda, e só aplicar o selador e fazer o revestimento de sua preferência.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  178. alessandro disse:

    boa noite fernando,preciso de mais uma vez da tua ajuda,ja emassei toda as paredes pelo lado de dentro da casa,pelo lado de fora onde tem area coberta devo passar massa?e se devo, passo massa corrida normal,ou acrilica.mais uma pergunta,quando for envernizar as portas devo tiralas fora ou envernizo com elas ja montadas,desde ja te agradeço.obrigado.

  179. Alexandre Barbosa disse:

    Boa noite Fernando !

    Muito obrigado pela dica, desejo a vc muito sucesso, grande abraço.

    Alexandre

  180. Anônimo disse:

    Boa noite Fernando!Gostaria de saber o que é melhor antes da pintura :gesso ou massa corrida?A parede esta no reboco.obrigada Carolin

  181. yurilson disse:

    bom dia ferando gostaria de saber se as paredes e os tecto estao com raxadoras o que ,que eu faço posso passar a massa ocorrido por cima ou nao …..
    é qual seria o resultado é que esta a dar cabo de mim as raxadoras nao sei o que fazer por favor ajuda-me…..

    • Boa Noite!
      Para fazer o tratamento de trinca primeiro você tem que abrir bem as trincas com limpador de rejunte tipo V para aplicar a massa corrida, não pode aplicar a massa corrida sem abrir a trinca.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  182. Marilene Souza disse:

    Fernando!
    Minha laje é nova e descoberta apresenta manchas de umidade quando chove mesmo sem ficar água parada, posso lixar o teto, passar apenas uma camada de selador e depois pintar ? Tenho mede de passar a massa corrida e soltar. E posso passar selador nas paredes por cima da massa antes da tinta? Obrigada.

    • Boa noite!
      Se você não resolver o problema da úmidade tudo que você for aplicar no teto vai aparecer manchas, para evitar de gastar dinheiro com pinturas frequente tente resolver o problema da úmidade.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  183. vanessa senw disse:

    pode ser passar massa corrida com a parede ja pintada
    tem que lixar novamente

  184. alexandre disse:

    olá boa noite ,

    pintei uma parede com tinta semi brilho da coral dei 3 demãos e ainda continuou manchada o que pode ter acontecido??

    • Boa noite!
      pode ter sido na forma de aplicação, tem que obedecer o tempo de secagem para cada demão, o ideal e que seja aplicado com rolo de pele baixa tipo anti-gota, antes de começar a pintura tem que fazer todo o recorte antes, eu não sei qual e o tipo de mancha mas eu acho que com a quarta demão resolve.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  185. alexandre disse:

    posso fazer marmorato em uma parede com quartzo, preciso prepara-la antes e o que usar??

  186. Luciene disse:

    Primeiro parabéns pelo serviço que vc presta auxiliando a todos. Fernando, minha lage ficou úmida por muito tempo e passei vedapren que acabou com a umidade. Agora meu teto ficou horrivel e caiu alguns pedacinhos do reboco de massa fina. Minha pergunta é a seguinte: se eupassar massa corrida direto neste teto ficará bom? Aguardo seu comentário e ajuda. Muito obrigada e boa noite.

    Luciene

  187. Marcos disse:

    Boa noite Fernando.
    Removi o quartzo de uma sala para poder aplicar a massa corrida.
    Será preciso passar o fundo preparador antes de passar a massa?

  188. Anônimo disse:

    boa tarde Fernando

    Gostaria de saber como faço para passar a massa corrida na parede, pois a parede já foi pintada varias vezes mas agora em alguns pontos da parede eu fui passar a espatula e saiu a pintura toda ficando no reboco.
    Eu devo tirar toda a pintura que ainda esta nas paredes ou a massa corrida cobre, pois como já foi pintada varias vezes percebo que ficou uma diferença na altura do reboco para a parte que esta com pintura.

    desde já agradeço pela atenção

    • Boa Noite!
      A massa corrida cobre, mas como tem varias camadas de tintas você tem que dar umas duas demão de massa para nivelar, a melhor opção e mesmo a massa corrida.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  189. Matheus disse:

    Olá, estou reformando meu quarto e tive que descascar umas partes, minha duvida é, quando aplicada a massa, como eu sei que esta no nivel da parede?

  190. Anônimo disse:

    Fernando, estou reformando minha cozinha, posso passar massa corrida a epoxi se não me engano é este o nome, por cima de cerâmica nas paredes? não queria remove-la.vai fixar esta massa sobre a cerâmica?

    • Boa noite!

      Pode sim, ela não cai, prefira a massa epóxi da Suvinil, dependendo do rejunte tem que dar umas duas demão de massa, e o segredo para a massa fixar bem no azulejo e a limpeza total do azulejo.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  191. carlos disse:

    Ola amigo estou com uma duvida em relaçao as ondulaçoes ja emasei a parede lichei mais quando passo a mao percebo que tem ondulaçoes na parede q nao sao da massao que devo fazer ? desde ja obrigado !

    • Bom dia!

      Eu acho que você esta maciando sentido as andulações, mas ao contrario, você tem que maciar não seguindo as adulações e sim ao contrario e dependendo da espessura das adulações você tem que aplicar duas ou três demão de massa corrida.

      atenciosamente!
      Fernando Alves

  192. Fhillus disse:

    Olá fernando, se puder me ajudar.
    Estou pintando a parede na mesma cor para devolver a imobiliária. Tive que raspar uma parte pois estava soltando. Coloquei a massa corrida e ficou legal. Mas quando pintei, a tinta não pegou na parte da massa corrida. o que devo fazer? Será que se pintar de novo pega? Não mudou nem um pouco.
    Estou pintando de branco gelo.

    Grato

    • Bom dia!

      Antes de você pintar toda a parede você tinha que dar duas mão só na parte da massa corrida para igualar com a cor das outras e ai sim pintava as paredes completa, aonde tem a massa corrida você tem que dar uma ou duas demão a mais que as que já estão pintadas.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

      • Fhillus disse:

        Muito obrigado pela ajuda. Sobrou muita tinta, então irei fazer o que você falou. Pensei que precisava da selagem. Excelente blog. Parabéns

        Abraços

        • Boa Tarde!

          Esse blog foi criado para isso mesmo precisando estamos as ordens.

          Atenciosamente!
          Fernando Alves

          • Fhillus disse:

            Só pra finalizar, fiz o que você falou e deu certo. na verdade, antes eu estava aplicando errado. Eu estava esticando a tinta demais. Passei uma camada mais grossa, e melhorou sensivelmente. Na 2ª demão já estava quase imperceptível. Muito obrigado.

            Abraços

  193. Marcos disse:

    Otimo site gostei das dicas

  194. Tatiane disse:

    Bom dia td bem?

    Então eu gostaria de compra uma massa corrida boa e baratinha vc pode me ajudar?
    tambem gostaria que vc me desse uma dica de como passar a massa e deixar aqueles chuviscos

    Muito obrigada desde ja

  195. Anônimo disse:

    boa tarde , gostaria de saber como posso aplicar grafiato em cima de azuleijo , teria que passar algum produto antes ou posso aplicalo direto grato leonardo…

    • Boa noite!

      Primeiramente limpe bem os azulejos, depois aplique uma demão de massa acrilica, depois aplique uma mão de selador e pronto pode fazer seu grafiato.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  196. rogerio disse:

    Fernando,
    uma vez vi um colega pintor diluindo a massa corrida para transforma-lá em tinta… apos ela diluida ele colocou bisnaga de tinta e pintou a casa, isso dá certo?
    forte abraço

    • Boa noite!

      Não funciona! ele esta estragando a superficie para uma pintura correta e duradora no futuro, mas se for só para mudar de cor da certo sim.

      Atenciosamente!
      Fernando lves

      • rogerio disse:

        então a idéia dele era mudar de cor sim, era apenas pintura, e não utilizar a massa como massa e sim como uma tinta mesmo! então dá certo né!

  197. Anônimo disse:

    BOA TARDE O TETO DO MEU BANHEIRO E DE GESSO E ESTA COM MANCHAS AMARELAS DEVIDO A UMIDADE JA CONSERTEI O TELHADO PINTEI O TETO MAIS AS MANCHAS CONTINUAM PODERIA ME AJUDAR A RESOLVER O PROBLEMA OBRIGADO.

    • Boa noite!

      Muito simples, compre um quarto de esmalte sintético branco fosco, der uma demão nas partes amarelas espere secar e pronto pode pintar sem medo que eu garanto que a mancha não aparecerá mais.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  198. Anonimo feliz disse:

    Boa noite Fernando, e obrigado pelas orientacoes dispendidas; nao perguntei mas ja me orientei, sucesso;

  199. anjosdaestradaNunes disse:

    Para finalzar a parede com testura rustica da Coral, que desempenadera devo usar?
    Parabéns pelo blog, excelentes dicas, que Deus ilumine seu caminho.

  200. Vania disse:

    Boa noite,depois que eu passei , massa corrida e comecei a pinta a tinta começou a souta o que ,eu posso fazer.

    • Boa noite! não e normal soltar a tinta da massa corrida, pode ter ocorrido de não retirar o pó da parede depois do lixamento, a única forma de não soltar mais a tinta e terminar de retirar a tinta que esta se soltando, depois aplique uma mão de fundo preparador a base de água da coral espere secar, retoque com massa corrida a onde for necessário e lixe com lixa nº150 e pronto para a pintura e eu tenho certeza que a tinta não vai soltar.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  201. celso disse:

    Boa noite Fernando
    Tenho que fazer um acabamento nao minha escada pois com o assentamento do piso ficou um diferença preciso saber como usar o gesso pois fui usar e ele endureceu muito rápido qual o segredo e ainda posso aplicar gesso com massa corrida
    Aguardo seu retorno
    Obrigado

    • Boa noite!

      Para o gesso tem segredo sim, eu vou tentar explicar como faz:

      1º coloque uns 20cm de água em uma lata pode ser de tinta.
      2º espere a água ficar totalmente parada.
      3º agora vem o segredo, pegue o gesso com as mão e jogue aos poucos dentro da água até o gesso cobrir totalmente a água, dessa forma você tem que esperar uns 10 minutos e o gesso não seca rápido.

  202. joselito disse:

    Estou quebrando a cabeça neste fim de ano, pois inventei de pintar minha casa e não tenho experiência. As paredes estão estourando, lixei com lixa de madeira (já começei errado) e ao passar a massa corrida ficou saindo muita areia e grudando na massa. Já estava desistindo mais ao ler suas dicas me deu coragem para tentar novamente. Me envie mais dicas por favor.

    • Boa noite!

      E simples, retire todas as tintas que estão se soltando depois aplique uma demão de fundo preparador para paredes da coral, espere secar bem e pronto pode aplicar sua massa corrida sem problema algum.

  203. alexandre disse:

    Fala Fernando, td bem???

    Gostaria de saber o que eu posso passar em cima do quartzo, porque quero passar massa corrida só que ela absorve muito e acabo gastando muito material, seladora adianta p prepara a parede?? ou o que posso passar?? Detalhe minha casa é toda de quartzo e não aguento mais, por favor me ajuda.

    abraços, aguardo respostas.

    • Boa noite!

      A seladora adianta sim, aplique só uma de mão não precisa mais que isso, e quanto o gasto com massa corrida, não e tão grande gasta bem menos que aplicar em reboco.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

  204. Viviane disse:

    ADOREI O SITE!!
    Parabéns, não consegui deixar de ler até a última resposta…nem vou precisar perguntar nada.
    Estou com reforma em casa e aprendi muitas coisas legais no teu site.
    Tenha certeza que ajuda muitas pessoas leigas como eu. Espero que continues a compartilhar tua experiência conosco. Parabéns novamente.

  205. alexandre disse:

    fala fernando, boa noite!!!

    qual a diferença do fundo para seladora??

  206. Francisco disse:

    Parabéns cara, encontrei várias dicas boas neste site.

  207. José Serapião Neto disse:

    qual a diferença entre massa corrida e massa acrilica, qual a finalidade principal da massa acrilica?

    • Boa Noite!

      A massa corrida PVA e indicada para partes interna porque ela tem a resitencia bem mais inferior que a massa acrilíca e não aguenta úmidade.
      A massa corrida acrilíca e indicada para partes externas porque ela e totalmente superior que a massa corrida PVA e ela suporta sol e chuva.

  208. Gilson disse:

    Bom dia a todos,

    Estou retornando ao blog do Fernando, pois após um longo tempo estou finalizando a pintura em minha casa. Estou fazendo toda a parter interna de 3 níveis.
    Após ler as dicas do Fernando me encoragei em fazer a pintura das paredes após aplicação de massa corrida.
    Iniciei pelos quartos pois teoricamente são as áreas de menor visitação, eles serviram como “cobaias” pois ali poderia errar e recomessar até ficar bom, e realmente foi uma boa decisão iniciar por ali, inicialmente estava aplicando apenas 1 camada fina de massa. Mas ao lixar notei que em algumas partes apareciam os calfino novamente, o que não permitiu um bom acabamento após a pintura.
    Nas partes da sala, cozinha, escadas e garagem fiz diferente, 1 camada mais grossa de massa, seguindo as dicas do Fernando no 1º post. aí ficou perfeito, toda a parede uniforme. Uma coisa que posso recomendar a vocês, é ter paciência, não façam correndo. Busquem a perfeição que vale a pena, fazem, 3 meses que estou preparando as paredes e agora farei a pintura final, estou utilizando a tinta toque de seda da suvinil es está ficando muito bom.
    Desejo o mesmo sucesso que obtive a todos que encaram este desafio. Parabenizo o Fernando por disponibilizar seu tempo para ajudar muitas pessoas. Pois está colaborando que os brasileiros economizem nesta parte tão cara e de grande importância para que nossos lares fiquem mais agradáveis de se viver. Um Feliz Natal e um 2012 de casa nova pra todos.
    Gilson, Curitiba – PR

  209. andes disse:

    boa noite, eu gostaria de saber qual produto eu passo no lado externo da casa para nao dar umidade, a casa e nova sem pintura, e que eu possa pintar por cima. obrigado

    • Boa Noite!

      Andes, um dos melhores produtos para retirar úmidade que entra da parte externa para parte interna da casa É: MSET, e um pouco caro, mais você não terar mais problema com úmidade.

      obs! antes de aplicar o produto MSET verefique se não a trincas na superficie, caso tenha você tem que restaura-las.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  210. Rosângela disse:

    Bom dia Fernando:

    Terminei o acabamento do meu quarto com gesso, pois o gesseiro o qual contratei fez o serviço pela metade.
    Gostaria de saber o porquê de algumas partes da parede terem ficado fofa com o reboco do gesso liso e algumas partes do teto trincou; ficando com rachaduras.
    como poderei resolver o problema?

    • Boa tarde!

      Com certeza o gesseiro não preparou a superfície para aplicar o gesso, para sua própria segurança procure um gesseiro experiente para derrubar todo o gesso que esta comprometido e refazer novamente porque tem chance muito grande de cair e machucar alguém.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  211. Vanessa Silveira disse:

    Olá Fernando.
    Gostaria de saber se procede a informação de que é possível aplicar massa corrida com pistola e/ou compressor. Caso sim, quais os prós e os contras e como deve ser diluída.

    Obrigada desde já e parabéns pelo site, está fantástico!

    • Boa noite!

      Tem sim como aplicar massa corrida com pistola desde que seja com maquinas airless que custa uns 19.000,00, no compressor e sem chance.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  212. Marcelo disse:

    Ola amigo, porque quando estamos passando a massa corrida, ela da uma irrugadinha de vez em quando, isto acontece quando vc passa ela e depois vem com a desempena em cima, seria uma ma qualidade isto, pois tanto fez em uma massa corrida barata, como uma massa da coral, falando em massa corrida pva interna, oque eu posso fazer pra melhorar? obrigado.

    • Boa noite!

      Isso acontece porque você espalha pouca massa na parede e retira o excesso muito rápido, o ideal e espalhar uma distância um pouco grande e depois volte retirando e excesso da onde você começou, mas essas ruguinhas poucas e normal ela só sai na segunda demão.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  213. Marcelo disse:

    Oque é mais conselhavel, usar o selador antes ou depois de aplicar a massa corrida pva? fiz esta pergunta antes e o senhor apagou, obrigado.

  214. Anônimo disse:

    Boa Noite Fernando, meu nome é Rodrigo ( eu que fiz uns uniformes para vc há mais ou menos 1 ano camisetas em silk), Estou construindo uma casa e gostaria qual o melhor acabamento para ser feito na minha parede tanto interno quanto externo, as paredes já estão prontas e gostaria de saber qual o impermeabiliznate que devo passar na minha parede e se posso fazer algum acabamento interno que eu possa economizar ( estou sem dinheiro,rsrs) e que eu mesmo possa fazer, enfim preciso fazer algum acabamento que seja bom e de fácil aplicaão…. Desde já agradeço….

    At. Rodrigo Martins

    • Boa noite!

      Para parte interna o acabamento ideal e com certeza a massa corrida, e para impermeabilizar a parte externa com certeza e o M7 com a aplicação desse produto corta 100% a chance de entrar úmidade para dentro de sua casa.

      Por ser sua casa, e não de aluguel eu não recomendo qualquer tipo de material ou qualquer tipo de serviço porque você pode gastar pouco hoje e gastar uma furtuna Amanhã.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  215. Juliana disse:

    Boa noite,

    Como faço para realizar pintura em azulejos, no caso o ambiente seria a cozinha? Utilizo massa acrilica para nivelar os rejuntes, lixo e pinto com tinta acrilica?

  216. Eduardo disse:

    Fernando bom dia .Uma barrica de textura faz quantos metros quadrados e tenho um muro muito grande e existem algumas rachaduras,como posso concertar.

    Muito obrigado

  217. edvaldo disse:

    como fazer cantos de paredes e tetos perfeitos com massa corrida? não consigo perfeição que desejo. tem algum segredo ou ferramenta ideal?

  218. MICHE ROBSON disse:

    eu posso diluir verniz c; redultor de primeira

  219. Apliquei textura no teto da sala, mas houve infiltração e acabei tendo que raspar em função de ter afofado e criado mofo.mas quando passei a espatula saiu muito mais do que apenas a textura, o reboco tambem caiu, deixando aqueles buracos e aquele resto de reboco que mais parece uma areia muito sensível ao toque esfarelando só de passar o dedo. O que posso fazer nesse teto para novamente aplicar a textura agora que resolvi o problema da infiltração.

    • Boa tarde

      Gilberto,

      O ideal e verificar com batidas no teto com um cabo de vassoura e ouvir se tem umas batidas ocas, caso tenha, não adianta fazer nenhuma pintura em cima, você pode até fazer para esconder os defeitos mas a qualquer momento pode cair na cadeça de alguem, mas se for só uma capa do reboco que esta saindo e simples fazer o reparo:

      1º Passe uma vassoura para retirar a areia solta.
      2º Retoque com argamassa os buracos.
      3º Aplique uma mão de fundo preparador para paredes.
      4º E prontro para fazer a pintura de seu gosto.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  220. alex disse:

    boa noite lixei uma parede de gesso pintado com semi brilho passei massa corrida lixei e quando vou pinta com tinta fosca da mesma marca da semi a parede fica cheio de bolhas

    • ISSO E EXECESSO DE PINTURA, NÃO TEM JEITO VOCÊ TEM QUE CORTA AS BOLHAS COM UMA ESPATULA E RETOCAR COM MASSA CORRIDA OU ESPERAR QUE A BOLHA DE UMA MUCHADA QUE NÃO DAR PARA PERCEBER.

  221. Anônimo disse:

    Posso lixa só o bloco e pintar por cima

  222. Nilton disse:

    Boa noite Fernando,parabéns pelo site,eu mesmo tenho aplicado massa corrida na minha casa no início eu apanhei bastante mais agora já peguei a prática, o meu problema tem sido quando vou pintar a parede, os cantos sempre ficam com a marca do pincel,como devo fazer para os cantos ficarem da mesma cor de toda parede ?,estou pintando toda a parede de branco com a Lukscolor acrílica primium plus fosca,agurado a resposta e obrigado.

    • Bom dia!

      Nilton, e simples, recorte com o pincel e ao mesmo tempo passe um rolo de lã de 10cm para retirar as marcas do pincel.

      Obs: compre pincel com cerdas brancas e rolo de 10cm ante-gota aqueles que tem umas listas.

      Atenciosamente!
      Fernando Delmondes

      • Anônimo disse:

        Bom dia! Fernando, como eu faço para saber os m² do meu apartamento, quero retocar a pintura e passar uma ou duas mãos de massa corrida para ficar bem lisa. Quero saber quanto vou gastar?

        • Boa noite!

          - Para medir os tetos você tem que medir o comprimento e a largura e multiplicar, Exemplo: o teto tem 4M de comprimento e 3m de largura 3×4=12 o seu teto tem 12m².
          - Para medir as paredes você tem que medir o comprimento e a altura, Exemplo: as paredes têm 10m de comprimento e 2,70 de altura 10×2,70=27 sua parede tem 27m² se sua casa tivesse esta metragem dos exemplos que eu citei sua casa tinha 39m² vá com essa metragem em uma casa de tinta que o vendedor vai falar para você quanto você vai gastar.

          Atenciosamente!
          Fernando Alves

      • Jordania Santos disse:

        Boa noite Fernando!

        Eu gostaria de saber quanto tempo devo esperar para dar a segunda mão de massa corrida?
        E se devo lixar de leve ou mais forte?

        desde de já agradeço pela atenção.

        Jordania

  223. Jonathan Luiz Silva disse:

    Boa tarde,
    Instalei um ar condicionado split no meu apartamento e como fica no 8º andar não tem espaço para acabamento externo, na parte interna tinha um fundo falso de gesso e eu gostaria de saber se para recolocar a placa de gesso que foi cortada em forma de quadrado eu uso gesso ou pode ser massa corrida?

  224. eduardo disse:

    Cara ,vc é d+ eu gosto de aprender a fazer as minhas coisas ,ja aprendi a assentar piso , inclusive na diagonal , e observando as experiencias de gente como vc, que nos orienta ,só com as dicas que vc passou pro pessoal, eu ja tirei as minhas duvidas ,e agora ja sinto confiança pra aplicar massa corrida e outras coisas mais, meu muito obrigado…..

  225. Gilson disse:

    Excelente blog…Parabens…Vou acompanhar este blog…
    Deus te abençoe pela dedicação para com as pessoas que te procuram para tirar duvidas e vc responde todas individualmente….

  226. Jorge Ricardo disse:

    Parabens Fernando pelo seu site! Tinha algumas dúvidas e acabei esclarecendo com a leitura das suas respostas aos outros leitores.

  227. Anônimo disse:

    o teu sity e nota 10 valeu tirei minhas duvidas so leno as resposta acima

  228. andre ramos disse:

    valeu pela dica e sempre bom termos pessoas pra nos dar uma ajuda muito grato felicidades

  229. cremilda avelina da silva disse:

    Boa noite Fernando tenho uma parede com textura e pintada sobre a tinta tem gel cintilante quero a parede lissa posso passar massa corrida !obrigada por sua atençaõ

  230. Walter disse:

    Vamos pintar uma casa e no lado de fora me sugeriram passar massa acrílica diluída na água com o rolo, vc conhece este procedimento e qual seria a receita?

    • Bom dia!

      a massa acrílica tem que ser aplicada com desempenadeira de aço, se for aplicada com rolo jamais você vai conseguir lixar!

      • Walter disse:

        Fernando muito obrigado pela sua resposta, aliás, nem achei que ela fosse acontecer, vc é muito atencioso. Na questão de passar a massa corrida acrílica por fora a intenção é apenas deixar mais liso do que o reboque e não passar a desempenadeira e de certa forma proteger da umidade externa, vc acha que compensa ao invés de lixar a parede passar esta camada ??? Ouvi este comentário numa visita de um engenheiro na obra para liberar recursos mas não sei como fazer.

        • Bom dia!

          Você pode também fazer uma textura, compre um rolo de nylon para textura, dilua um pouco a massa acrílica, a textura e aplicada como se fosse uma tinta, eu tenho certeza que protege mais que se for aplicado com um rolo comum. E deixa mais bonito, estou mandando em anexo uma imagem de como a parede vai ficar.

          Atenciosamente! Fernando Delmondes

  231. diego disse:

    ola fernado! Posso diluir um saco de 20kg de massa corrida pva com 05 litros de agua, e adicionar 01kg de cola cascorez (cola pva branca). Usando posteriormente como tinta interior?

  232. Anônimo disse:

    Posso passar massa corrida direto nõ gesso acartunado

    • bom dia!

      O certo e primeiramente lixar todas as emendas de gesso com uma lixa de nº100, depois aplicar uma demão de coral gesso ou um selador acrílico e pronto para a aplicação da massa corrida.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  233. Vera Maria Alves disse:

    Boa noite, Fernando

    Tenho quartzo nas paredes internas e externas da minha casa. Estou pensando em aplicar tinta sobre o quartzo. Na parede da sala e da garagem tem alguns buracos no quartzo e tem também uns filetes na parte central da parede da sala e ao redor de todas as janelas internas e externas e quando for tirar esses filetes ficara buracos também na parede. Gostaria de saber o que posso utilizar para tampar esses buracos e gostaria que a minha parede ficasse lisinha e com acabamento como se não tivesse quartzo por baixo e não ficasse com aquela areia aparecendo é possível ?

    • Bom Dia!

      Vera, você pode sim aplicar qualquer revestimento (massa corrida, textura, grafiato e etc.) em cima do quartzo, e os perfis que separa as cores do quartzo e só fechar com o próprio revestimento que você for usar, não precisa tirar o perfil, dar muito trabalho e fica um buraco muito grande.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  234. Anônimo disse:

    boa tarde,
    minha duvida é se posso aplicar a massa corrida em cima de grafiato?

  235. jairo viana disse:

    ola boa noite eu gostaria de tirar uma duvida eu passei massa acrílica na parede a 2 dias e agora agente n pode encostar nela q agente fica sujo de branco gostaria de saber se isso e normal ou tem q passar algum produto antes da tinta acrílica?

    • Bom dia!

      Jairo,

      Não e normal, isso acontece quando a parede e lixada e não tem nada aplicada nela ai fica soltando poeira quando encosta na parede mesmo assim e pouco, será que é acrílica mesmo? caso seja, aplique só uma mão de selador acrílico, e der o acabamento final com o látex acrílico eu tenho certeza que não vai ter mais problema por muito tempo.

      Atenciosamente!
      Fernando Alves

  236. marcio disse:

    ola boa tarde !!
    qual a maneira mais fácil de tirar o pó da parede já com a massa corrida lixada , pra poder pintar???

  237. Roner disse:

    Oi Fernando boa tarde,

    Uma dúvida por favor, tenho paredes já pintadas e quero pintalas novamente, porem tem algumas inferfeições pequenas.

    Sei que o reboco esta bom, raspei bem aonde estava descascando e lixei a parede inteira com lixa de N 100. Agora vou dar um banho de massa corrida e queria saber se é necessário passar selador acrilico antes da massa e depois antes de pintar?

    Desde já agradeço a ajuda.

    Abraços

    • Boa noite!

      Se o reboco estiver firme não precisa, agora se estiver soltando partículas e sim necessário à aplicação, o selador sela as partículas e a massa corrida fixa melhor e não cria bolha na hora da pintura.

      At.
      Fernando Delmondes

  238. Quero passar massa corrida numa parede DryWall, é preciso lixá-la? O gesseiro já passou nas juntas e parafusos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Pinturas Alves

Nós da Pinturas Alves criamos este blog para informa para os internautas que busca prestação de serviço na internet, que a
Empresa Pintura Alves foi formada para realizar
diversos tipos de pinturas seja interno ou externo,
contamos com equipes de pintores especializado
para cada tipo de serviço. E criamos este Blog
para que as pessoas de todo escalão social entendam mais sobre
pintura residencial, predial e industrial, e que não seja enganado por empresas de pinturas picaretas.

http://www.pinturaalves.com.br

pintura alves pesquisa e repassa todas as novidades que ainda não tem no brasil. e em breve qualquer pessoa vai conseguir fazer um perfeito recorte em molduras, rodapés, e canto de parede sem precisar de pincel, Entre e confira as novidades!

Accubrush 60 second introduction

Quick intro to the Accubrush

Corner Ease Time Comparison

Corner Ease Corner Painter

Rejuv-a-roller Paint Cleaner

How to Paint your house the FAST way! (part 3)

How to Paint your house the FAST way! (part 2)

How to paint your house the FAST way! (part 1)

Accubrush paint Edger for House Painting, part 2

Accubrush Paint Edger for House Painting, Part 1

Mais fotos

Cadraste seu Blog

Videos da Pintura Alves

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: